Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025
No menu items!
InícioCarrazeda de AnsiãesExcedente de maçã usado para confecionar folar

Excedente de maçã usado para confecionar folar

Em Trás-os-Montes, Páscoa é sinónimo de folar, seja ele de carne ou doce. Em Carrazeda de Ansiães há agora quem aposte no folar de maçã.

-PUB-

Deste concelho saem, anualmente, cerca de 30 mil toneladas deste fruto e há quem aproveite o seu excedente para criar novos produtos. É o caso de Gisela Tavares, da padaria Gracinda.

Para a Feira do Folar e dos Produtos da Terra, na qual participam “desde sempre”, levaram o folar tradicional, mas também “de atum e de maçã”, além de “pão de centeio, bola de azeite, pão com nozes”.

Sobre o folar de maçã, “é a primeira vez que trazemos para a feira”, indica Gisela, garantindo que “o feedback das pessoas é que vai definir se é para continuar ou não”. 

“Tínhamos muitas maçãs e decidimos fazer folar. Vamos ver como corre”, vinca. E tendo em conta a procura logo no primeiro dia do certame, “as expectativas são boas”, acrescenta.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS