Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
No menu items!

Exposição criada por crianças do Douro chega a S. João da Pesqueira e Murça

Até setembro, a Biblioteca Municipal de São João da Pesqueira e o Auditório Municipal de Murça recebem exposições com trabalhos realizados por mais de 60 crianças de seis concelhos durienses.

-PUB-

As obras resultam de atividades do programa “Faz Parte!”, criado pela Associação Bagos D’Ouro para promover a inclusão social através da arte.

Desde abril, a Associação Bagos D’Ouro desafiou os mais pequenos e as famílias a dar asas à imaginação com um conjunto de quatro atividades artísticas a partir da “Mala pedagógica João-de-Barro”, destinadas a explorar as personalidades, paisagens, animais e plantas do Douro. A ação integrou o programa “Faz Parte!” e envolveu mais de 60 crianças apoiadas pela Bagos D’Ouro, que há mais de uma década se dedicada a seguir o percurso escolar e social de crianças e jovens de famílias carenciadas do Douro.

O resultado das atividades artísticas pode já ser visto na Biblioteca Municipal de São João da Pesqueira, onde estão expostos trabalhos de crianças deste concelho e também de Tabuaço e Armamar. Até 4 de setembro, é possível conhecer os desenhos, colagens e outras composições de expressão plástica criadas pelos pequenos artistas, entre os 6 e os 12 anos, e pelas suas famílias.

A inauguração da exposição, contou com Kiara Terra, contadora de histórias e escritora, que criou e apresentou um espetáculo inspirado nos trabalhos das crianças e na sua visão sobre o Douro.

Este espetáculo irá repetir-se a 16 de julho, às 16h00, quando for inaugurada a segunda exposição resultante do “Faz Parte!”. Desta vez, será o Auditório Municipal de Murça a receber os trabalhos realizados por crianças de Murça, Alijó e Sabrosa, também acompanhadas pelas suas famílias.

Cláudia Melo, Diretora Artística do “Faz Parte!” revelou que as obras expostas “representam a forma única e pura como estas crianças percecionam a sua envolvente. O processo de trabalho que conduziu a estes resultados permitiu o contacto com diferentes expressões artísticas e todas as atividades propostas tiveram também o propósito de proporcionar aos mais pequenos uma oportunidade para conhecerem melhor e valorizarem a sua região de origem – o Douro –, as suas características identitárias e paisagísticas ímpares”.

As atividades da “Mala João-de-Barro”, as duas exposições e o espetáculo de Kiara Terra integraram o eixo “Exploração da natureza e do território” do “Faz Parte!”. O programa artístico criado pela Bagos D’Ouro está ainda a desenvolver, ao longo do ano, outras oficinas criativas ligadas à arte e à escrita, bem como a intervenção em espaços públicos e a pintura de murais.

As atividades envolvem tanto as crianças já apoiadas pela Bagos D’Ouro e respetivas famílias, como outras das comunidades onde a Associação atua (Alijó, Sabrosa, Murça, São João da Pesqueira, Armamar e Tabuaço).

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS