Segunda-feira, 5 de Dezembro de 2022
No menu items!
0,00 EUR

Nenhum produto no carrinho.

Exposição criada por crianças do Douro chega a S. João da Pesqueira e Murça

Até setembro, a Biblioteca Municipal de São João da Pesqueira e o Auditório Municipal de Murça recebem exposições com trabalhos realizados por mais de 60 crianças de seis concelhos durienses.

PUB

As obras resultam de atividades do programa “Faz Parte!”, criado pela Associação Bagos D’Ouro para promover a inclusão social através da arte.

Desde abril, a Associação Bagos D’Ouro desafiou os mais pequenos e as famílias a dar asas à imaginação com um conjunto de quatro atividades artísticas a partir da “Mala pedagógica João-de-Barro”, destinadas a explorar as personalidades, paisagens, animais e plantas do Douro. A ação integrou o programa “Faz Parte!” e envolveu mais de 60 crianças apoiadas pela Bagos D’Ouro, que há mais de uma década se dedicada a seguir o percurso escolar e social de crianças e jovens de famílias carenciadas do Douro.

O resultado das atividades artísticas pode já ser visto na Biblioteca Municipal de São João da Pesqueira, onde estão expostos trabalhos de crianças deste concelho e também de Tabuaço e Armamar. Até 4 de setembro, é possível conhecer os desenhos, colagens e outras composições de expressão plástica criadas pelos pequenos artistas, entre os 6 e os 12 anos, e pelas suas famílias.

A inauguração da exposição, contou com Kiara Terra, contadora de histórias e escritora, que criou e apresentou um espetáculo inspirado nos trabalhos das crianças e na sua visão sobre o Douro.

Este espetáculo irá repetir-se a 16 de julho, às 16h00, quando for inaugurada a segunda exposição resultante do “Faz Parte!”. Desta vez, será o Auditório Municipal de Murça a receber os trabalhos realizados por crianças de Murça, Alijó e Sabrosa, também acompanhadas pelas suas famílias.

Cláudia Melo, Diretora Artística do “Faz Parte!” revelou que as obras expostas “representam a forma única e pura como estas crianças percecionam a sua envolvente. O processo de trabalho que conduziu a estes resultados permitiu o contacto com diferentes expressões artísticas e todas as atividades propostas tiveram também o propósito de proporcionar aos mais pequenos uma oportunidade para conhecerem melhor e valorizarem a sua região de origem – o Douro –, as suas características identitárias e paisagísticas ímpares”.

As atividades da “Mala João-de-Barro”, as duas exposições e o espetáculo de Kiara Terra integraram o eixo “Exploração da natureza e do território” do “Faz Parte!”. O programa artístico criado pela Bagos D’Ouro está ainda a desenvolver, ao longo do ano, outras oficinas criativas ligadas à arte e à escrita, bem como a intervenção em espaços públicos e a pintura de murais.

As atividades envolvem tanto as crianças já apoiadas pela Bagos D’Ouro e respetivas famílias, como outras das comunidades onde a Associação atua (Alijó, Sabrosa, Murça, São João da Pesqueira, Armamar e Tabuaço).

PUB

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.