Sábado, 18 de Janeiro de 2025
No menu items!

Fafião recebe a quarta edição do Festival Aldeia de Lobos

A pitoresca aldeia de Fafião irá acolher sexta e sábado, a quarta edição de um festival que abrange as áreas como a natureza, teatro, música, escultura, pintura e fotografia.

-PUB-

A aldeia de Fafião, localizada no concelho de Montalegre em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, acolhe a quarta edição do Festival Aldeia de Lobos, no fim de semana dia 12 e 13 de julho, tendo como objetivo “ a preservação do lobo ibérico e as tradições seculares como as vezeiras ou as carrejadas” explicou a Câmara Municipal de Montalegre. 

O programa de atividades inclui atividades com a natureza, teatro, música, escultura, pintura e fotografia. A grande abertura será na sexta-feira dia 12, no Miradouro da Eira da Galega com o “Uivo da Alcateia”, seguido pelos Gaiteiros de Pitões, para animar as ruas e a abertura das galerias, pelas 23h na Fonte de S.Tiago, irá realizar-se a Queimada- Ulisses Pereira, seguido por algumas apresentações no Palco do Fojo. Já no sábado dia 13, o plano de atividades começa às 9h30 com uma caminhada “O covil do Lobo”, continuando com animação de rua, workshop, apresentações, concertos e um teatro cómico da Filandorra.

A aldeia de Fafião integra “um dos maiores e mais bem preservados fojos do lobo da Península Ibérica e também o mais próximo de uma povoação”, esta foi construída entre o final do século XV e o início de XVI,  “a enorme armadilha é uma estrutura de muros em pedra com mais de dois metros de altura, ao longo 64 metros de comprimento, que se vão estreitando até desembocarem num poço com três metros de profundidade”. “Pela terra de montanha há outros, mas este, que deixou de ser utilizado em 1948, é um dos mais imponentes e bem preservados. Agora, o trabalho é feito em sentido inverso, em prol da preservação do lobo e das tradições ancestrais.” refletiu a Câmara Municipal de Montalegre.

Este é um evento singular, apoiado pelo Município de Montalegre.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS