Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022

Festival Red Burros Fly-in está de regresso a Mogadouro

No próximo sábado, Mogadouro vai assistir ao regresso do Red Burros, um dos eventos mais icónicos do concelho, que este ano celebra a sua 11.ª edição.

-PUB-

Nas edições anteriores, o evento decorria no Aeródromo Municipal de Mogadouro, localizado na Freguesia de Azinhoso, mas este ano o festival terá dois locais, o aeródromo, onde será possível observar todas as aeronaves parqueadas, e a zona do Castelo de Mogadouro, onde vão decorrer todas as acrobacias e exercícios profissionais.

Em comunicado, a autarquia revela que se trata de um evento de “alcance internacional”, com a participação de muitos pilotos e equipamentos estrangeiros, sobretudo espanhóis.

Com 108 pilotos inscritos e cerca de 100 aeronaves presentes, a abertura oficial será conduzida pelo presidente da câmara, António Pimentel, e vai contar com a participação de uma patrulha profissional do Exército Português – os Falcões Negros, militares no ativo que vão executar saltos de paraquedismo. “Para este momento do programa está também prevista a passagem de aviões F16 da Força Aérea Portuguesa”, revela a autarquia na mesma nota.

No âmbito das acrobacias aéreas, o evento conta com a participação da Aerobática, através do seu piloto Luís Garção e o avião Pitts S2B, e a LickAir, onde José Lickfold de Oliveira, um dos mais jovens pilotos acrobáticos nacionais, que irá evoluir pela primeira vez nos ares transmontanos.

A acrobacia em formação tem presença assegurada com os YakStars, onde três aeronaves executam manobras em formação cerrada a mais de 300km/h, assim como a Patrulha Fantasma, a única equipa de acrobacia na Península Ibérica a executar manobras com aeronaves com motores e características dissimilares.

Destaque ainda para a acrobacia clássica, através da Aerofénix, com a presença do North American T-6 Texan, uma aeronave que fez história ao serviço da Força Aérea Portuguesa e que é a única em Portugal em condições de voo.

Outra novidade do Red Burros 2022 é a possibilidade de realizar “voos de descoberta”, uma experiência de exploração aérea para conhecimento e divulgação do território.

Além de um evento de dinamização cultural e de demonstração técnica, o Red Burros “é também uma oportunidade económica e comercial para os agentes turísticos no território, nomeadamente, para a hotelaria e a restauração”, sublinha a autarquia.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.