O Agrupamento de Escolas de Murça trabalha diariamente para que seja reconhecido como referência de qualidade educativa, caraterizado por desenvolver intervenções que contribuam para o desenvolvimento da comunidade de pertença e orientado pelos valores da ética, solidariedade, igualdade, respeito e cidadania, honestidade e sentido de comunidade.
“A nossa missão é formar cidadãos, com mestria segura nas suas atitudes e profissionalismo e rigor nas suas atividades, sendo o lema “aprender, aprender, aprender”.
Enquanto instituição prestadora de serviços educativos públicos, o Agrupamento implementa soluções adaptadas à comunidade que respondem às suas necessidades e expectativas, criando oportunidades e assumindo-se como agente de mudança. Promove mentorias, potenciando a entreajuda entre os alunos, e diversas atividades de enriquecimento – clubes, desporto escolar e orquestra energia. Atualmente, o Agrupamento conta com mais de 500 alunos, no qual a inclusão é uma prioridade.
No que diz respeito às metodologias de ensino, têm conseguido implementar diversos projetos promotores de melhoria das aprendizagens dos alunos, nomeadamente o projeto Teip, Includ-ed, Turma +, Coadjuvação, Programa de Educação Estética e Artística, Escola Unesco, Plano Nacional de Cinema. Quanto à oferta educativa, dispõe de cursos Centífico-Humanísticos e Línguas e Humanidades.
É neste contexto que se insere a oferta profissionalizante no Agrupamento que tem feito um caminho de progressivo rigor e alargamento processual, desde o planeamento da mesma até à sua efetiva execução, reconhecido pela recente atribuição do selo de qualidade EQAVET. “É nossa intenção prosseguir neste esforço de adequação da oferta formativa profissionalizante às necessidades sentidas no meio, esboçadas e trabalhadas numa articulação permanente com os stakeholders internos e externos”.
O Agrupamento analisou as necessidades da região e pretende responder às prioridades veiculadas pelas entidades parceiras, priorizando setores de formação. Para o próximo ano letivo estão já aprovados dois cursos profissionais, um de Técnico Auxiliar de Saúde e outro de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores.