Sábado, 31 de Julho de 2021

Formação do ensino público de qualidade

ESPECIAL ENSINO — Agrupamento de escolas de Murça

-PUB-

O Agrupamento de Escolas de Murça trabalha diariamente para que seja reconhecido como referência de qualidade educativa, caraterizado por desenvolver intervenções que contribuam para o desenvolvimento da comunidade de pertença e orientado pelos valores da ética, solidariedade, igualdade, respeito e cidadania, honestidade e sentido de comunidade. 

“A nossa missão é formar cidadãos, com mestria segura nas suas atitudes e profissionalismo e rigor nas suas atividades, sendo o lema “aprender, aprender, aprender”.

Enquanto instituição prestadora de serviços educativos públicos, o Agrupamento implementa soluções adaptadas à comunidade que respondem às suas necessidades e expectativas, criando oportunidades e assumindo-se como agente de mudança. Promove mentorias, potenciando a entreajuda entre os alunos, e diversas atividades de enriquecimento – clubes, desporto escolar e orquestra energia. Atualmente, o Agrupamento conta com mais de 500 alunos, no qual a inclusão é uma prioridade. 

No que diz respeito às metodologias de ensino, têm conseguido implementar diversos projetos promotores de melhoria das aprendizagens dos alunos, nomeadamente o projeto Teip, Includ-ed, Turma +, Coadjuvação, Programa de Educação Estética e Artística, Escola Unesco, Plano Nacional de Cinema. Quanto à oferta educativa, dispõe de cursos Centífico-Humanísticos e Línguas e Humanidades.

É neste contexto que se insere a oferta profissionalizante no Agrupamento que tem feito um caminho de progressivo rigor e alargamento processual, desde o planeamento da mesma até à sua efetiva execução, reconhecido pela recente atribuição do selo de qualidade EQAVET. “É nossa intenção prosseguir neste esforço de adequação da oferta formativa profissionalizante às necessidades sentidas no meio, esboçadas e trabalhadas numa articulação permanente com os stakeholders internos e externos”.

O Agrupamento analisou as necessidades da região e pretende responder às prioridades veiculadas pelas entidades parceiras, priorizando setores de formação. Para o próximo ano letivo estão já aprovados dois cursos profissionais, um de Técnico Auxiliar de Saúde e outro de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.