A abertura da sessão foi feita pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Artur Lopes, que sublinhou o “caráter prático e aberto da sessão de trabalhos”.
Seguiram-se as intervenções dos restantes oradores convidados para este evento. Numa primeira fase destacou-se a importância da partilha de responsabilidades no desenvolvimento territorial, numa perspetiva de cooperação e desenvolvimento integrado, assim como o relevante entrosamento dos ativos socioculturais na criação de ofertas diferenciadoras e competitivas no território.
Logo depois, foram apresentados os principais eixos de financiamento comunitário e as melhores práticas nas fases de preparação e implementação de projetos cofinanciados.
O evento continuou com um workshop sobre marketing digital, onde para além das noções fundamentais do Marketing, foram também apresentadas e discutidas algumas soluções digitais e ferramentas práticas, possíveis de aplicar quer na fase de arranque de projetos empresariais, quer na fase de maturação ou reposicionamento estratégico.
O último momento do Fórum foi dedicado à partilha das experiências dos empresários participantes, destacando-se as dificuldades sentidas no acesso aos fundos comunitários, nomeadamente para micro e pequenas empresas, devido tanto à complexidade dos processos, como aos limites mínimos de investimento, entre outros obstáculos evidenciados durante a discussão.
O Fórum Local da Economia teve como objetivo “sensibilizar o tecido empresarial local e regional para a importância da digitalização” dos negócios ao abrigo dos programas INCoDe.2030 e Indústria 4.0, com o intuito de promover a literacia e a inclusão digitais, através da divulgação de ferramentas de aplicação prática e o esclarecimento sobre os quadros de incentivos comunitários, visando o aumento da competitividade do ecossistema empreendedor e empresarial do território de Murça.