O Grupo Desportivo de Boticas e o Vidago Futebol Clube foram reconhecidos, pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a certificação de Bandeira da Ética.
Assim, ambos os clubes passam a integrar uma comunidade restrita de instituições comprometidas com os princípios da ética no desporto, sendo um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no âmbito desportivo e conferindo ao clube uma marca de qualidade das suas iniciativas desportivas.
“Reflete o trabalho que tem vindo a ser feito pelo clube na promoção dos valores éticos em contexto desportivo nas camadas jovens do clube, incutindo-lhes valores importantes como o respeito, companheirismo e fair-play”, referiu Paulo Aleixo, presidente do GD Boticas.
Em comunicado, o Vidago FC referiu que a primazia é, acima de tudo, “formar grandes seres humanos, dentro e fora das quatro linhas”.
A certificação da Bandeira da Ética é uma ação implementada e operacionalizada pelo IPDJ, através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), que certifica atividades, projetos ou entidades que se destaquem na promoção dos valores como o fair-play, respeito, amizade, integridade, lealdade, caráter, tolerância, dignidade e honestidade, por via da prática desportiva.