Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021

Grupo de jovens uniu-se para ajudar profissionais de saúde

Iniciativa surgiu para colmatar a falta de material nas unidades hospitalares. A comunidade juntou-se ao apelo dos jovens e está a participar com donativos, mas também com a força do seu trabalho.

-PUB-

São apenas oito jovens, oriundos de Valpaços, Chaves, Mirandela e Murça, que decidiram colocar mãos à obra para ajudar os profissionais de saúde no combate à covid-19.

Carlos Espírito Santo foi o mentor da ideia, que passa por adquirir verbas para comprar tecido, que depois será transformado em material de proteção para entregar aos profissionais de saúde dos hospitais da região.

O jovem aluno, de 18 anos, natural de Valpaços, explicou à VTM que depois da suspensão das aulas, em conversa com os colegas da escola, decidiu lançar o desafio de fazer alguma coisa de útil em vez de ficar em casa confinado e sem nada para fazer. “Quando vimos que teríamos de estar em casa com pouco para fazer, pensamos em arranjar um projeto e, assim, surgiu um grupo nas redes sociais, que apela aos cidadãos para ajudar nesta causa, que é de todos”.

Até ao final da semana passada, já tinham angariado mais de mil euros, que utilizaram para comprar tecido “TNT 90 gramas”, que tem a vantagem de ser lavável a mais de 60 graus. Agora vai parar às mãos das costureiras, que se comprometeram a fazer vários equipamentos de proteção. “Como é um tecido bom, permite aos profissionais de saúde reutilizar o equipamento”, afirma o aluno. 

Adquirida a matéria-prima, foi tempo de procurar costureiras para “dar vida ao tecido protetor”. “Foi fácil, as pessoas aceitaram o desafio e estão a fazer máscaras, toucas, proteções de braços e de pernas, e protetores de pés, que nos próximos dias serão entregues aos hospitais da zona”.

CÂMARA APLAUDE INICIATIVA

Para dar credibilidade à iniciativa, os jovens dirigiram-se à câmara municipal e pediram o seu apoio, que desde a primeira hora abraçou o projeto. “Achamos a ideia muito interessante. A câmara está aqui para ajudar e como temos uma estreita colaboração com o Agrupamento de Escolas, os jovens também se reveem nesta parceria, por isso pediram o nosso apoio para dar maior dimensão à iniciativa”, refere a vereadora Teresa Pavão, adiantando que, de “mãos dadas com estes jovens”, espera ajudar a que nada falta a quem está na linha da frente ao combate a este perigoso vírus.  

Esta responsável agradece o empenho de todos os envolvidos, enaltecendo o trabalho dos jovens e das costureiras, que estão a confecionar o material tão importante para proteger os profissionais de saúde, que “se dedicam em defesa de todos nós”. 

Sobre a falta de material de proteção em que há relatos de escassez, Teresa Pavão sublinha que em Valpaços, como não há muitos profissionais de saúde, não se registaram complicações para adquirir equipamento para todos. No entanto, ressalva, que inicialmente “houve carência”, devido ao atraso nas entregas por parte da administração central. “Apesar dos constrangimentos, nós soubemos antecipar essa necessidade”.

Teresa Pavão frisa que esta ação de voluntariado partiu dos jovens, no entanto, revela que a autarquia “esteve desde a primeira hora a apoiar os profissionais que estão na linha da frente deste combate”.

A câmara entregou material de proteção não só aos profissionais de saúde, mas também aos bombeiros de Valpaços, aos de Carrazedo de Montenegro, Instituições Particulares de Solidariedade Social e GNR. “Tivemos sempre essa preocupação”.

  Teresa Pavão

 Vereadora da CM Valpaços

 "Os jovens desta terra têm mostrado o tamanho das suas garras, ao dinamizarem   projetos que vão de encontro às necessidades da comunidade”

 

 

 Carlos Espírito Santo

Aluno do secundário

 "Temos uma plataforma específica para angariação de fundos. Se não quiser   contribuir com dinheiro, pode doar luvas, máscaras e outro equipamento,
 que é sempre bem-vindo”

 

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO

Para doações não monetárias (máscaras, luvas, viseiras…) contactar:

Telemóvel: 933665841

Email: carlosespiritosanto55@gmail.com

Link Angariação de Fundos: gf.me/u/xr6wz7 

Link Instagram: https://www.instagram.com/vamostodosficarbem.covid19/

Link Facebook: https://www.facebook.com/vamostodosficarbem.covid19/

 

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.