Sábado, 25 de Maio de 2024
No menu items!

Hotel poderá “tirar” classificação ao Douro Património Mundial

-PUB-

A polémica está instalada. De um lado está a ICOMOS, o Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios associado à UNESCO, que fez uma recomendação ao Governo para não licenciar a construção do empreendimento Douro Marina Hotel. Do outro está o presidente da Câmara de Mesão Frio e o empresário Mário Ferreira, que pretende construir na localidade da Rede um hotel de cinco estrelas. 

Para isso, Mário Ferreira apresentou o terceiro Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para a construção de uma unidade hoteleira no lugar da Rede, no concelho de Mesão Frio, que se encontra em consulta pública até próximo dia 29.

O parecer do ICOMOS considera que “a intervenção proposta afeta diretamente os critérios que serviram de base para a inscrição do Douro Vinhateiro na lista do Património Mundial”, por isso aconselha o Estado português a “não conceder a licença de construção do empreendimento Douro Marina Hotel”, que poderá colocar em risco a classificação atribuída ao Douro em 2001.  

Mário Ferreira garantiu à TSF que o projeto que existe atualmente foi o “aprovado há mais de uma dezena de anos e publicado em Diário da República”. “Nós só estamos a cumprir exatamente aquilo que foi exigido”, frisando que em “nada afeta o Douro

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS