Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2022
©DR

Iluminação de Natal traz animação às ruas do concelho

A instalação da iluminação natalícia em Santa Marta de Penaguião veio animar as ruas do concelho, com destaque para o “piponheiro”, uma árvore de natal feita com tradicionais pipas de vinho.

-PUB-

Após a instalação da decoração nas ruas do concelho, Santa Marta de Penaguião entrou no espirito natalício com as típicas luzes de Natal e a música que anima as ruas da vila.

O destaque na decoração foi o já tão conhecido “piponheiro”, uma árvore de natal construída através de pipas de vinho, inaugurada pela primeira vez a 25 de novembro de 2014, numa homenagem ao trabalhador agrícola e às tradições da região duriense.

“A ideia surgiu após a vontade de homenagear quem tanto trabalha ao longo do ano, quem tanto se dedica ao que é nosso e se orgulha de ser penaguiense”, revelou o município.
Uma das iniciativas promovidas foi a entrega de árvores às IPSS’s – Instituições Particulares de Solidariedade Social. O Agrupamento de Escolas e os Grupos de Jovens do Concelho procederam à decoração de árvores de natal, agora localizadas numa das principais avenidas da vila.

Uma aldeia Natal está também presente junto ao edifício municipal, de forma a proporcionar momentos de diversão aos mais novos, que se aproximam à descoberta. Não faltou, ainda, a típica caixa de correio, onde podem ser deixadas as cartas com os pedidos e desejos de boas festas, assim como o presépio de Natal com as figuras representativas da festividade.

São vários os eventos que têm vindo a ser cancelados devido ao Estado de Calamidade, com destaque para o Almoço de Natal Sénior, uma iniciativa que promove o convívio entre os mais velhos, evitando o isolamento que se ressalta na época natalícia. Outros eventos de caráter solidário foram também desmarcados, com a dificuldade da sua realização devido ao ajuntamento de pessoas e à situação pandémica que tem vindo a agravar-se.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.