Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Inauguração do monumento escultório em homenagem a Aquilino Ribeiro

Foi inaugurada uma festa de homenagem a Aquilino Ribeiro através de um conjunto escultório.

Uma das obras literárias cimeiras de Aquilino é representada no monumento escultório, “Quando os Lobos Uivam”, em 1958. É uma narrativa no tempo do Estado Novo, que estabelece uma nova lei aos beirões, em que os terrenos baldios que sempre tinham sido utilizados para bem comunitário e de onde essa comunidade retirava parte vital do seu sustento, seriam expropriados e utilizados para plantar pinheiros.

Originou-lhe a apreensão do livro e um processo judicial que andou mais de dois anos nos tribunais. A acusação foi arquivada após uma onda de protesto se levantar em Portugal e no estrangeiro.

Esta festa de homenagem uniu o povo, que era sempre retratado de maneira laudatória por Aquilino, que se reuniu a investigadores, académicos, estudiosos da obra do Mestre, a autarcas, a dirigentes de instituições e associações e aos escultores Daniel Castro Gamelas, que gerou o monumento escultórico, e Alcides Rodrigues, que produziu os moldes.

Na cerimónia também esteve presente a família do escritor, os Bombeiros, os músicos da Orquestra Cem Notas, um ilustre naipe de conferencistas, os presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal, e a presença importante de José Eduardo Ferreira e Francisco Cardia, ex-autarcas, mentores da obra inaugurada.

O Chefe do Executivo realçou “Vivemos um dia verdadeiramente histórico”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.