“Poesia na Eira sem Beira” é um livro sobre esperança e experiências de vida, de João Barbeiro, que enfrenta a esclerose múltipla, com a força e a arte de um guerreiro, que sonhou e o escreveu no decorrer da sua institucionalização.
João Barbeiro viu o lançamento do seu primeiro livro, e um dos seus maiores sonhos concretizado, no dia 10 de novembro de 2024, junto das entidades que o têm apoiado neste desafio, o Centro Social Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada, a Adega Cooperativa de Favaios, a Junta de Freguesia de Favaios e os Bombeiros Voluntários de Favaios.
Firmado numa história de amor e baseado numa história de vida que se viu alterada por uma condição neurológica progressiva que o levou a ter de recorrer à Instituição, a que hoje chama de casa, para renascer.
Apesar das limitações que a doença lhe impôs, o autor dedicou-se à criação literária, encontrando na poesia “uma forma de resistência e expressão”, que vão para além das suas limitações físicas e “encontrou na equipa técnica do Centro Social de Vilar de Maçada o apoio e a ajuda necessária para que o seu livro se tornasse uma realidade”.
Esta obra mescla sentimentos de fragilidade e resistência, numa manifestação potente da capacidade humana de encontrar o encanto e a resiliência nas situações mais antagónicas, revivescendo-as. “A poesia e a escrita permitem-me viajar para lugares que o meu corpo já não consegue mais alcançar”, refere o autor.
As suas palavras, carregadas de um lirismo tocante, falam sobre a fragilidade da existência, mas também sobre a imensa força que reside na alma humana diante das maiores adversidades, onde o título do livro é uma metáfora poderosa para a condição do autor e para a casa que o acolhe.
As suas palavras advêm da procura de sentido no meio do seu caos, numa tentativa de dar forma e significado ao que lhe parecia inicialmente um término, mas hoje são um exemplo de transcendência e aprendizagem para todos.
“João barbeiro de certo não é caso único, mas certamente será pioneiro na apresentação de uma obra concebida num lar de idosos, o Centro Social de Vilar de Maçada, que mais uma vez demonstra a inovação no ser, no estar, no cuidar e no valorizar da pessoa humana”, sublinha a direção do centro social.