Disputada no traçado madrileno onde enfrentou vários problemas mecânicos que condicionaram o resultado no circuito espanhol de Jarama.
O piloto voltou ao volante do Caterham 420R com o número 4, preparado e assistido pela Speedy Motorsport com a ambição de consolidar o seu ataque à liderança da competição, após a sua excelente prestação demonstrada na jornada anterior.
Na sessão de qualificação , Rafael Lobato rubricou o melhor tempo de todo o plantel com mais de 0,3s de vantagem. A Speedy Motorsport assegurou a totalidade da primeira linha da grelha de partida para a Corrida 1, que se disputou nessa tarde. Partindo da Pole Position para a corrida inaugural, Rafael Lobato “viu-se envolvido nas habituais lutas pela liderança durante várias voltas”. As constantes trocas de posição dentro deste grupo de sete pilotos duraram toda a prova, tendo o piloto começado a sentir problemas de sobreaquecimento no motor do seu Caterham que não lhe permitiram ir mais além do que o 2º lugar final. “Começámos muito bem, com uma Pole Position confortável e uma Corrida 1 em que conquistámos o segundo lugar. Logo aqui verificamos que algo se passava com o arrefecimento do motor, o que nos fazia perder rendimento ao longo da corrida e me impediu de lutar pela vitória.” Explica Rafael Lobato
Para domingo, a equipa fez algumas alterações no sentido de solucionar o problema de refrigeração do motor para as duas corridas deste dia.
Partindo do 9º lugar da grelha da Corrida 2, fruto da inversão de posição dos 10 melhores classificados na corrida anterior, Rafael Lobato foi subindo na classificação e, mais uma vez, instalou-se no grupo que disputava a liderança da prova até que os problemas de sobreaquecimento do motor se voltaram a manifestar.
“Para domingo fizemos algumas alterações no sentido de resolver o problema, mas não surtiram efeito. Foram duas corridas muito difíceis, com o carro a perder rendimento ao longo das voltas e a termos necessidade de lutar muito mais por cada posição em pista. Nestas condições, os erros são mais prováveis e acabei por tocar num adversário, infelizmente provocando o seu despiste” falou o piloto.
Com esta perda de rendimento da viatura, foi caindo na classificação.Foi numa dessas lutas nas voltas finais que Lobato deu um toque num adversário que se viria a despistar. No final da corrida, esta manobra foi penalizada pela organização, fazendo com que Rafael Lobato descesse da 5ª para a 18ª posição na classificação geral.
Partida da Corrida 3, o objectivo da equipa “passava por tentar alcançar o melhor resultado final e conquistar o maior número de pontos”.
A difícil tarefa começou bem, com Rafael Lobato a ascender ao 7º posto, rodando no grupo que liderava a corrida. Mas pouco tempo depois, os problemas de sobreaquecimento do motor regressaram e fizeram com que caísse até à 9ª posição no final dos 20 minutos de corrida. “A natural penalização sofrida no final acabou por nos atirar para o fundo da classificação e tornou ainda mais difícil a corrida seguinte. Não foi o resultado que ambicionamos, resta levantar a cabeça e pensar na próxima prova no Estoril, onde queremos voltar a dar alegrias a todos e agradecer o fantástico apoio que temos sentido” comentou o piloto.
A próxima etapa da Caterham Motorsport Iberia será disputada no Circuito do Estoril entre 19 e 21 de Julho.