Quinta-feira, 30 de Março de 2023
No menu items!
Carlos Torres
Carlos Torres
Presidente do Sindicato Independente dos Agentes de Polícia

Jornadas Mundiais da Juventude

As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), evento religioso que reúne jovens de todo o mundo para celebrar a fé, irão realizar-se em Lisboa entre 1 e 6 de agosto.

-PUB-

Para que este grandioso evento tenha o sucesso que todos almejam, a Polícia de Segurança Pública terá um papel fundamental, uma vez que é ela que garante a segurança e o bem-estar dos participantes. Para que isso aconteça foi emitido um despacho de impedimento de gozo de férias para esta data, a fim de se conseguir a total disponibilidade destas forças de segurança.

Apesar do transtorno, revolta e incómodo dos profissionais da PSP, a exigência deste tipo de evento, aliada à escassez cada vez maior do número de novos agentes, justifica o despacho. Porém, o que já não nos parece justificável, é o valor auferido por este tipo de serviço. Como sabemos, o MAI tem enfrentado duras críticas relativas aos valores pagos aos seus elementos, em serviços extraordinários. Estes valores não são adequados, considerando a quantidade de horas, o grau de exigência e a responsabilidade envolvidos no trabalho de segurança durante as Jornadas Mundiais da Juventude, por comparação a outras forças policiais que atuam em eventos semelhantes em todo o mundo. O SIAP considera que, no mínimo, seria importante tratar estes homens e mulheres com respeito, quanto mais não seja como exemplo para as gerações futuras que poderão um dia colocar a hipótese de concorrer à Polícia de Segurança Pública.

Independentemente da controvérsia em torno do pagamento deste tipo de serviço extraordinário, a PSP desempenhará um papel vital nas JMJ, garantindo que o evento decorra de maneira segura e tranquila, uma vez que a segurança pública depende do esforço, dedicação e vontade daqueles que geralmente são tratados de forma imprópria pelos decisores políticos, com uma clara falta de respeito e consideração pelo trabalho destes agentes.

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.