Para além da pista de gelo, com entrada gratuita, o município vai dinamizar um “Mercado de Natal”, com uma ampla variedade de produtos artesanais e regionais “que tem como intuito ajudar os artesãos e produtores locais a darem a conhecer o que de melhor é produzido em Lamego”.
As iniciativas natalícias continuam com a realização da campanha “Natal, Comércio Tradicional”, que tem o objetivo de incentivar a população a fazer as compras no Mercado de Natal.
Além disso, a autarquia convida todos os estabelecimentos comerciais do concelho a participar no “Concurso Montras de Natal”, “que vai voltar a selecionar as montras mais bonitas e estimular o comércio local”. Um júri irá avaliar as montras a concurso, tendo em conta diversos critérios, “nomeadamente a adequação ao tema, a harmonia estética do conjunto, as cores e materiais utilizados, a originalidade/criatividade e, por último, a iluminação.
Ao vencedor do concurso será atribuído um cheque no valor de 400 euros, enquanto os lojistas aderentes recebem um diploma de participação, sendo também atribuídos prémios aos primeiros dez classificados.
Segundo Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego, o objetivo “é marcar a diferença numa quadra tão especial para as famílias do concelho e apoiar a revitalização do nosso comércio, nomeadamente através de iniciativas que contribuam para a mobilização dos comerciantes e promovam o consumo local e tradicional”.