Domingo, 19 de Setembro de 2021
©Luís Amaral

São Tomé do Castelo e Justes – Lugares únicos a visitar

Os lugares de São Tomé do Castelo e Justes são perfeitos para os amantes da natureza.

-PUB-

A 15 minutos de carro da cidade de Vila Real, encontra o Miradouro do Sagrado Coração de Jesus, localizado no Santuário de São Bento. A estrada em espécie de espiral contorna o monte e dá acesso ao ponto mais elevado, onde se encontra a figura religiosa pronta a receber e “proteger” quem chega, envolvida por paisagens soberbas sobre a serra descampada e penedos adornados pela flora. A partir de lá, também é possível avistar as capelas e anexos que compõem o santuário onde acontece a tradicional Romaria de São Bento. Para os que preferem o Turismo Religioso, a Igreja Paroquial de São Tomé e o Santuário de Nossa Senhora de Lurdes, são pontos de visita obrigatórios.

Em pleno coração da aldeia de Justes, a Nossa Senhora de Lurdes encontra-se num recinto amplo, rodeado de árvores folhosas e vários monumentos erigidos em pedra, repletos de história. A água corre em pequenos riachos e junto à escadaria é possível contemplar a aldeia.

Atualmente, os romeiros e a população que visita o santuário durante todo o ano têm à disposição coretos, um parque de merendas, um bar extensível para a zona do restaurante e uma esplanada no exterior. Este lugar, durante a Romaria de Nossa Senhora de Lurdes acolhe, todos os anos, centenas de pessoas. A manutenção e dinamização deste santuário é da responsabilidade de “um grupo de pessoas que se voluntaria, se prontifica e dedica muito do seu tempo a este local”, conta o autarca.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.