Inaugurado oficialmente a 7 de maio de 2016, o Túnel do Marão, integrado na Autoestrada Transmontana (A4) é, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), “o trajeto preferencial de todos os que acedem de e para a região de Trás-os-Montes”. Desde a sua abertura ao tráfego, já foi atravessado por mais de 33 milhões de viaturas.
A IP sublinha ainda que o trânsito no Túnel do Marão tem vindo a aumentar de ano para ano, com exceção do período da pandemia, tendo atingido em 2023 um tráfego médio diário superior em 25% face ao registado no início da sua exploração, “o que é revelador da importância desta infraestrutura para a mobilidade na região”. Ou seja, em 2023, o tráfego médio foi de 13.778 viaturas, o que representa uma receita de 13,4 milhões de euros.
Ligando Amarante e Vila Real, a infraestrutura rodoviária é constituída por duas galerias gémeas, cada uma com um comprimento de 5.680 m, sendo o túnel rodoviário mais longo do país e um dos maiores da Península Ibérica. O túnel representou a conclusão da A4, permitindo a ligação entre o Porto e Bragança.
“Dispõe dos mais avançados sistemas e equipamentos de segurança ativa e passiva, permitindo uma monitorização permanente com base no Centro de Controlo de Tráfego do Pragal. A manutenção, operação e assistência no local são asseguradas presencialmente 365 dias por ano por equipas ao serviço da IP”, sublinha a empresa.