Sábado, 25 de Maio de 2024
No menu items!

Mais de 33 milhões de viaturas atravessaram o Túnel do Marão em 8 anos

O Túnel do Marão comemora hoje o oitavo aniversário e o trânsito continua a aumentar.

-PUB-

Inaugurado oficialmente a 7 de maio de 2016, o Túnel do Marão, integrado na Autoestrada Transmontana (A4) é, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), “o trajeto preferencial de todos os que acedem de e para a região de Trás-os-Montes”. Desde a sua abertura ao tráfego, já foi atravessado por mais de 33 milhões de viaturas.

A IP sublinha ainda que o trânsito no Túnel do Marão tem vindo a aumentar de ano para ano, com exceção do período da pandemia, tendo atingido em 2023 um tráfego médio diário superior em 25% face ao registado no início da sua exploração, “o que é revelador da importância desta infraestrutura para a mobilidade na região”. Ou seja, em 2023, o tráfego médio foi de 13.778 viaturas, o que representa uma receita de 13,4 milhões de euros.

Ligando Amarante e Vila Real, a infraestrutura rodoviária é constituída por duas galerias gémeas, cada uma com um comprimento de 5.680 m, sendo o túnel rodoviário mais longo do país e um dos maiores da Península Ibérica. O túnel representou a conclusão da A4, permitindo a ligação entre o Porto e Bragança.

“Dispõe dos mais avançados sistemas e equipamentos de segurança ativa e passiva, permitindo uma monitorização permanente com base no Centro de Controlo de Tráfego do Pragal. A manutenção, operação e assistência no local são asseguradas presencialmente 365 dias por ano por equipas ao serviço da IP”, sublinha a empresa.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS