Domingo, 19 de Janeiro de 2025
No menu items!

Mais velhos puseram a funcionar máquina de nostalgia

A aldeia de Deimãos, no concelho de Valpaços, transformou-se num espaço de festa durante o último domingo, para se celebrar a tradição e a malhada de centeio, que outrora fora um processo praticamente manual. Se antes esse trabalho no campo juntava muitos, com espírito de entreajuda, atualmente, esses hábitos foram-se perdendo numa mudança paralela ao progresso da mecanização.

-PUB-

Foi preciso desenferrujar a máquina e ajustar algumas peças, já que a malhadeira estava parada há algum tempo, e um dos que estava comprometido a fazê-lo era Manuel Pereira. O homem de 45 anos conta que, antes de “surgirem as máquinas mais modernas e de se acabar com a tradição”, trabalhou no campo com o seu pai. Agora, fica “feliz” por se mostrar aos mais novos “os tempos antigos”.

Ressuscitada a malhadeira, dezenas de expectadores observaram, ainda que com dificuldade por causa do pó que é levantado e projetado, o processo mecanizado que devolve a palha pela frente e o grão por trás.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS