Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
No menu items!

Meia centena de expositores marcam presença na Feira do Pão de Caçarelhos

A aldeia de Caçarelhos, no concelho transmontano de Vimioso, acolhe este fim de semana uma feira dedicada ao pão tradicional e produtos regionais onde marcam presença mais de 50 produtores transmontanos

-PUB-

“Esta feira tem como produto âncora o pão tradicional de Caçarelhos que é feito de forma artesanal e cozido em forno a lenha, ao qual se juntam outros produtos da terra oriundos da região transmontana, como o fumeiro ou a doçaria tradicional do tempo de Páscoa como os folares”, explicou à Lusa o presidente da Junta de Freguesia, Licínio Martins.

De acordo com o autarca, a Feira do Pão tem vindo a crescer ao longo dos anos, transformando-se num certame de caráter regional, nesta localidade do distrito de Bragança.

Este certame tem associado ao longo dos seus dois dias de duração um conjunto variado de atividades paralelas, como é o caso de um encontro de gaiteiros, no qual são esperados mais duas centenas de tocadores vindos de norte a sul do país e da vizinha Espanha, já que se trata de uma localidade raiana.

“Dentro deste contexto, são esperados cerca de 250 tocadores que vão animar o recinto da feira vindos de vários pontos do país e de Espanha. Estes tocadores movimentam o público, numa ação que vai perpetuar a nossa raiz cultural”, indicou Licínio Martins.

Atrás dos tocadores de gaita-de-foles, um instrumento muito em uso no Planalto Mirandês, surgem os tradicionais pauliteiros e dança mistas.

No domingo, o dia é dedicado às lutas de touros e carne de vitela mirandesa certificada, iniciativas que atraem alguns milhares de pessoas a esta localidade.

No que respeita às lutas de touros de raça bovina mirandesa, são oito no total, uma ação muito aparecida neste território

“Com este tipo de iniciativa, pretendemos dar alento à economia rural com enfoque nos produtos endógenos e na matriz cultural desta freguesia, numa altura como é a Páscoa, e são muitos os que deslocam à sua terra de origem”, disse.

No campo do entretenimento, é esperada a presença do grupo musical 7 Saias e de Sebastião Antunes.

Este certame conta com o apoio do município de Vimioso e da Junta de Junta de Freguesia de Caçarelhos.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.