Quinta-feira, 13 de Junho de 2024
No menu items!

Mina de lítio do Barroso recebe declaração de impacte ambiental favorável condicionada

A mina de lítio do Barroso, projeto previsto para o concelho de Boticas, recebeu uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

-PUB-

A informação foi hoje avançada pela empresa Savannah, que destacou, em comunicado, que “esta é a primeira vez que um projeto de lítio em Portugal tem uma DIA favorável”.

Segundo a empresa, após esta decisão da APA, vai poder “iniciar a próxima fase de desenvolvimento do projeto ao nível do licenciamento ambiental”.

A exploração é viabilizada mediante “um conjunto alargado de condicionantes”. À Savannah são impostas medidas, como a interdição da captação de água do rio Covas, o pagamento de ‘royalties’ ao município de Boticas e a construção de um acesso à A24.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS