A Agricultura e o Ordenamento do Território são dois temas muito importantes para Vila Flor, pelo que a presença destes dois governantes “é vista como um sinal de atenção e interesse pelo concelho, que muito prestigia o município”, explica a autarquia em comunicado.
Amanhã, dia 12 de julho, Vila Flor recebe a visita da ministra do Ambiente e Energia, Graça Carvalho, que vai assinar um protocolo com o Município de Vila Flor, para a criação de equipas de Sapadores de Rio e visitar alguns dos trabalhos de recuperação e requalificação de ribeiras que têm sido desenvolvidos no município.
Este encontro de trabalho acontece pelas 18h00, no Laboratório de Engenharia Ambiental, em Freixiel, Vila Flor.
RECEITAS
A promoção das principais atividades económicas do concelho é o grande objetivo da Expovila, que nas edições anteriores gerou mais de um milhão de receitas diretas para a economia local.
O retorno económico sente-se não apenas nos expositores que participam no certame, vendem os seus produtos e estabelecem contactos geradores de negócios, mas em diferentes atividades económicas da vila, nomeadamente na restauração, no alojamento, no pequeno comércio e esse movimento começa logo no período de montagem.
Na edição deste ano há mais de 200 expositores inscritos, quase o dobro do ano transato, sendo uma centena do concelho.
No pavilhão principal, ficam os produtos âncora, aqueles que pela sua qualidade se diferenciam e têm maior peso na economia local, são eles o vinho, o azeite, a amêndoa, o queijo, o fumeiro, o mel, e outros produtos da terra, aos quais se juntam as atividades turísticas. No exterior fica o artesanato, stands de multiactividades, Freguesias, Associações e Instituições.
A tenda da restauração, com uma área de 130 m2, tem capacidade para aproximadamente 200 pessoas.
Também pensando nos mais novos, a Expovila conta com uma Tenda kids, Carrinhos de Choque e muitas outras animações.
Há ainda áreas ao ar livre; uma zona dedicada à mostra de maquinaria agrícola e industrial, onde os expositores dispõem de área distribuída por lotes de dimensões variadas e um setor destinado a street food, com expositores em pavilhões próprios, roulottes, postos de venda de farturas, gelados, cachorros e afins.
Os bares funcionam no recinto dos espetáculos, por onde vão passar, na noite de 11 de julho, Rita Guerra, na noite de 12 de julho, Diogo Piçarra, no sábado, 13 de julho, atua Toni Carreira, e no encerramento a 14 de julho, o espetáculo está a cargo de Sara Correia.
Como habitualmente, depois das grandes atuações dos artistas cabeça de cartaz, pela noite, a festa é da juventude, com DJ’s que garantem animação até às 4h00 da madrugada, com exceção da noite de encerramento, que termina à 1h00 da madrugada.
A organização, a cargo da Câmara Municipal, realiza um investimento de 348 mil euros, valor que inclui o custo com as estruturas, artistas, animações, promoção e tudo que envolve o evento.