Domingo, 23 de Junho de 2024
No menu items!

Mirandela recebe a terceira edição do campeonato de jogos tradicionais

O Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes terá a sua terceira edição no dia 16 de junho, no Parque Dr. José Gama.

-PUB-

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) promove mais uma edição do Campeonato de Jogos Tradicionais e conta com participantes dos nove concelhos das Terras de Trás-os-Montes.

São mais de 400 participantes que podem fazê-lo individualmente ou em equipa e que vão disputar o título de campeões regionais em diferentes escalões e modalidades.

O Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes é um evento anual “que celebra e preserva os jogos que marcam gerações, promovendo atividades que incentivam a interação social, o exercício físico e o contato com a herança cultural”, explica a CIM, em comunicado.

Na mesma nota, a CIM refere que o evento “oferece uma oportunidade única para jovens e adultos experimentarem e redescobrir jogos que fazem parte do património cultural”, lembrando que “cada vez mais estamos numa sociedade que está a ser dominada ecrãs e tecnologias e este campeonato é também entendido como uma oportunidade para as pessoas se desconectarem do mundo digital e se conectarem com a natureza, através da prática de atividade física e da cultura”.

Entre os jogos que estarão presentes na competição, destacam-se o fito, a raiola, a malha, a relha, a tração à corda, a corrida de sacos ou os jogos do burro e da dança das cadeiras. Este evento é inclusivo, tendo lugar também para jogos adaptados, com a participação dos utentes de IPSS`s do território da CIM-TTM.

O campeonato é dividido por três fases.  Ao início da manhã tem lugar a fase de apuramento, seguem-se as meias-finais e as finais de cada modalidade.

Os jogos têm início às 8h00 de domingo. A entrega de prémios está marcada para as 18h00.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS