Domingo, 31 de Maio de 2026
InícioLamegoMunicípio cria centros cívicos em freguesias rurais do concelho

Município cria centros cívicos em freguesias rurais do concelho

As construções têm como objetivo servir a população em diferentes áreas e promover a cultura e a economia local.

A Câmara municipal de Lamego está a construir centros cívicos em quatro freguesias rurais do concelho. O primeiro projeto está em construção na freguesia de Valdigem e resultará da requalificação de uma estrutura de betão que nunca teve qualquer função. Este investimento municipal de 1.178.414,43 euros (com IVA) foi financiado pelo Programa Operacional Regional Norte 2030.

As freguesias de Cambres, Lalim e Britiande também integram esta rede de equipamentos públicos que vão “apoiar as associações locais e as atividades das freguesias”. Na freguesia de Sande, já está em fase adiantada “a obra de requalificação da antiga escola primária que servirá de abrigo para os peregrinos dos Caminhos de Santiago, do Caminho dos Monges e da Rota da Nacional 2”.

Para o Presidente Francisco Lopes, estes centros cívicos estão situados em locais com muito potencial e onde as condições para as pessoas viverem são boas. “Estes centros cívicos são projetos com uma base e uma ideia comum, mas depois cada um é ajustado à especificidade da freguesia e às dinâmicas já existentes e, muito especialmente, às dinâmicas novas que queremos criar. Vão ser equipamentos polivalentes para dar apoio às associações e às atividades da freguesia.”

A requalificação da estrutura de betão em Valdigem vai aproveitar o investimento que já tinha sido efetuado, e vai apenas requalificar “o espaço e a zona envolvente”.

No centro da vila de Cambres, a câmara vai criar um moderno centro cívico, junto ao campo de futebol, que está agora a decorrer o concurso público para a adjudicação da empreitada. O investimento municipal vai ultrapassar os 920 mil euros.

A autarquia vai apostar, mais tarde, na criação dos centros cívicos de Lalim e Britiande.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS