Esta iniciativa, dedicada à celebração da literatura, está inserida na programação das comemorações dos 800 anos da atribuição do 1.º Foral a Murça e, ao mesmo tempo, pretende homenagear os diversos autores locais.
A autarquia pretende ainda trazer ao território conceituadas personalidades desta área, e para esta primeira edição, está confirmada a participação de nomes como Violante Saramago Matos, Pedro Chagas Freitas, Nuno Rogeiro, entre muitos outros.
A literatura será o ponto de partida para conversas literárias, que vão decorrer num espaço que será criado para o efeito no Parque Urbano de Murça, que vai transformar-se numa verdadeira biblioteca viva.
Um evento dedicado à celebração da literatura, onde autores, leitores e entusiastas se reúnem para participar, trocar experiências, histórias e debater sobre novos desafios.
O município fará ainda uma homenagem ao ilustre escritor e murcence António Borges Coelho, Professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa, o qual se dedica à investigação no campo da História desde 1957.
O “Porca Lápis” convida os murcenses e visitantes para uma viagem por livros, palavras e muitas histórias.