Segundo nota de imprensa enviada à VTM, a partir de novembro, o museu irá fechar integralmente ao público por motivo “de obras de reabilitação” que “visam melhorar as condições de acessibilidade do museu”. Estas foram “iniciadas em setembro deste ano” e têm “um prazo de execução de 330 dias”.
Além disto, pretende-se, ainda, “reforçar a sua vocação pública e melhorar a experiência cultural e educativa de um público cada vez mais vasto e abrangente, transformando-o num espaço inclusivo, um espaço para todos”.
Neste sentido, “a operação contempla a instalação de um ascensor que permita a visita completa à exposição permanente do museu a visitantes com dificuldades de locomoção”, uma vez que “parte significativa das obras em exposição, incluindo 11 dos 18 Tesouros Nacionais”, se encontra no piso superior. Será feita, ainda, “uma intervenção completa na cobertura e vãos do edifício, dotando o espaço de condições de conforto e acolhimento de visitantes”.
A empreitada representa “um investimento global” superior a um milhão de euros. A intervenção é promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte 2020.
Recorde-se que o museu esteve parcialmente encerrado desde o dia 20 de setembro, estando apenas acessível a exposição permanente do 1.º piso. A partir de novembro, o museu fecha integralmente ao público.