Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021
© DR

Museu de Lamego encerra ao público devido a obras de reabilitação

No âmbito da operação “Museu de Lamego. Museu para todos”, a partir de 1 de novembro, o Museu irá encerrar ao público devido a obras de reabilitação em curso no edifício

-PUB-

Segundo nota de imprensa enviada à VTM, a partir de novembro, o museu irá fechar integralmente ao público por motivo “de obras de reabilitação” que “visam melhorar as condições de acessibilidade do museu”. Estas foram “iniciadas em setembro deste ano” e têm “um prazo de execução de 330 dias”.

Além disto, pretende-se, ainda, “reforçar a sua vocação pública e melhorar a experiência cultural e educativa de um público cada vez mais vasto e abrangente, transformando-o num espaço inclusivo, um espaço para todos”.

Neste sentido, “a operação contempla a instalação de um ascensor que permita a visita completa à exposição permanente do museu a visitantes com dificuldades de locomoção”, uma vez que “parte significativa das obras em exposição, incluindo 11 dos 18 Tesouros Nacionais”, se encontra no piso superior. Será feita, ainda, “uma intervenção completa na cobertura e vãos do edifício, dotando o espaço de condições de conforto e acolhimento de visitantes”.

A empreitada representa “um investimento global” superior a um milhão de euros. A intervenção é promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte 2020.

Recorde-se que o museu esteve parcialmente encerrado desde o dia 20 de setembro, estando apenas acessível a exposição permanente do 1.º piso. A partir de novembro, o museu fecha integralmente ao público.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.