Terça-feira, 18 de Junho de 2024
No menu items!

Natal com noites frias e alerta de gelo e geada em Portugal continental

As noites durante a quadra natalícia serão frias, com alerta de gelo e geada em especial no interior norte e centro, enquanto o litoral do centro e sul terá as temperaturas mais elevadas, com máximas entre 10 e 18.ºC.

-PUB-

Segundo a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), até terça-feira, 26 de dezembro, o estado do tempo em Portugal continental será influenciado por um anticiclone, localizado a nordeste dos Açores e que se estende para a parte norte da Península Ibérica.

Estão previstos para a quadra natalícia dias de céu pouco nublado ou limpo, apresentando muita nebulosidade até ao meio da manhã, em especial no interior norte e centro.

De acordo com o IPMA, as noites serão frias, com temperatura mínima acima de 5 graus Celsius (ºC) apenas na faixa costeira e condições para formação de gelo e geada, em especial no interior norte e centro onde a temperatura mínima deverá registar valores entre -4 e 0°C.

A temperatura máxima deverá registar, de um modo geral, valores entre 10ºC e 18°C, com os valores mais elevados no litoral das regiões Centro e Sul, em particular no Algarve, sendo inferior a 10°C no interior das regiões Norte e Centro.

Nos locais onde se verificar a persistência de nebulosidade ou nevoeiro deverão persistir valores de temperatura inferiores a 5°C, apontou o IPMA.

“Há condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal, em especial no nordeste transmontano, na Beira Alta e nos vales do rios, que pode persistir ao longo do dia no nordeste transmontano e na Beira Alta, onde há possibilidade de formação de sincelo (congelação da humidade depositada sobre as superfícies)”, refere o IPMA.

Bragança e Guarda encontram-se desde ontem sob aviso amarelo para nevoeiro persistente, com formação de gelo, um nível que irá subir para laranja entre as 00h00 deste sábado e as 09h00 de segunda-feira, dia 25 de dezembro.

Em aviso amarelo vão estar, no mesmo período, Vila Real e Viseu, devido à previsão de nevoeiro persistente e tempo frio, com a continuação de valores baixos de temperatura, em especial nos locais onde o nevoeiro se mantiver.

As condições para formação de nevoeiro deverão estender-se a áreas nas regiões Centro e Sul na madrugada dos dias 25 e 26, frisou o IPMA.

O instituto alerta ainda para a necessidade de cuidados ao nível da segurança rodoviária, em particular durante a noite e manhã, que deverá ser afetada pela ocorrência de gelo na estrada e de nevoeiro.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS