Quinta-feira, 28 de Outubro de 2021
©DR

“O dinheiro gasto a nível local rende mais. Os autarcas estão mais perto dos problemas”

Assumiu a Secretaria de Estado em outubro de 2019, longe de pensar na crise pandémica que surpreendeu o mundo. Apesar das restrições por força da Covid-19, Jorge Botelho revela que o processo de descentralização estará finalizado em março de 2022

-PUB-

No último ano, as autarquias enfrentaram a pandemia de forma corajosa. Têm sido um parceiro preponderante nesta luta?

Sem dúvida, porque têm estado na primeira linha de apoio à população e é um trabalho reconhecidíssimo pelo Governo. Estão absolutamente disponíveis para colaborar com a saúde, segurança social e proteção civil. Desde março de 2020 que as autarquias têm demonstrado grande disponibilidade para a testagem, visitas, vacinação, acompanhamento das pessoas. Eu diria que os autarcas têm sido atores principais neste processo. Contam com o Governo e o Governo conta com eles também. Pelo meu passado de autarca, costumo dizer que uma política bem implementada tem de ter correspondência no terreno, junto às populações, por isso são os autarcas que compreendem as melhores políticas para implementar nos seus concelhos.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.