Segunda-feira, 4 de Novembro de 2024
No menu items!

“O ensaio dos abutres” vai às escolas de Vila Real

As noites de “Lua Cheia – Arte na Aldeia” estão de volta com a “Peripécia Teatro” que em parceria com a Palombar, uma organização para a conservação da natureza e do património rural, apresentam o espetáculo “O Ensaio dos Abutres”.

-PUB-

A digressão do espetáculo que já percorreu o Norte e Centro do país e mais de mil espetadores, vai estar agora em exibição durante os dias 27, 28 e 29 de outubro na localidade de Benagouro e por várias escolas de Vila Real.

A coprodução entre a companhia de teatro e a Palombar tem como tema principal “a discriminação sofrida pelos abutres, espécie muitas vezes desprezada, perseguida e até exterminada”.

Estreado em 2020, o espetáculo está agora de volta aos palcos em conjunto com ações de sensibilização nas escolas de Vila Real de maneira “a sensibilizar o público para a proteção e conservação destas aves”.

Durante a semana de apresentação do espetáculo a Palombar vai realizar várias destas atividades como uma maneira de “divulgar o espetáculo junto dos territórios mais próximos ao habitat natural dos abutres”.

Sérgio Agostinho, diretor artístico da Peripécia Teatro, salienta “Cada vez que o espetáculo é apresentado, o público é sempre diferente e é confrontado com uma perspetiva nova que quase sempre colide com o imaginário, geralmente negativo, que as pessoas têm das aves necrófagas”.

Acrescentando ainda “Sentimos que é uma proposta que toca a sensibilidade do espectador e o transforma, na medida em que confronta as suas ideias pré-concebidas em relação a estas aves com a realidade: são determinantes nos ecossistemas, são seres imponentes fisicamente, são aves tímidas e sensíveis, e com algumas capacidades assombrosas, como por exemplo a sua visão”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS