A digressão do espetáculo que já percorreu o Norte e Centro do país e mais de mil espetadores, vai estar agora em exibição durante os dias 27, 28 e 29 de outubro na localidade de Benagouro e por várias escolas de Vila Real.
A coprodução entre a companhia de teatro e a Palombar tem como tema principal “a discriminação sofrida pelos abutres, espécie muitas vezes desprezada, perseguida e até exterminada”.
Estreado em 2020, o espetáculo está agora de volta aos palcos em conjunto com ações de sensibilização nas escolas de Vila Real de maneira “a sensibilizar o público para a proteção e conservação destas aves”.
Durante a semana de apresentação do espetáculo a Palombar vai realizar várias destas atividades como uma maneira de “divulgar o espetáculo junto dos territórios mais próximos ao habitat natural dos abutres”.
Sérgio Agostinho, diretor artístico da Peripécia Teatro, salienta “Cada vez que o espetáculo é apresentado, o público é sempre diferente e é confrontado com uma perspetiva nova que quase sempre colide com o imaginário, geralmente negativo, que as pessoas têm das aves necrófagas”.
Acrescentando ainda “Sentimos que é uma proposta que toca a sensibilidade do espectador e o transforma, na medida em que confronta as suas ideias pré-concebidas em relação a estas aves com a realidade: são determinantes nos ecossistemas, são seres imponentes fisicamente, são aves tímidas e sensíveis, e com algumas capacidades assombrosas, como por exemplo a sua visão”.