Levar o jornal às escolas, despertando o interesse pela leitura e pela área junto dos mais novos é o objetivo do projeto “O Jornal vai à Escola”, criado pel’A Voz de Trás-os-Montes e que vai na segunda temporada. Depois de percorrer as escolas do concelho de Vila Real, em 2020, a iniciativa regressou e alargou fronteiras, indo a estabelecimentos de ensino da região.
Os primeiros a receberem a equipa da VTM foram os alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, que depois de ouvirem um pouco sobre a história do jornal foram desafiados a escrever uma notícia, com a ajuda da jornalista. Superado o desafio, foi tempo de perceber qual a melhor fotografia para acompanhar o texto, seguindo-se a paginação.
Em cerca de 90 minutos, os estudantes ficaram a conhecer todos os processos pelos quais passa o jornal até chegar às bancas e admitem que “é complicado”.
“Foi interessante perceber o trabalho por detrás de um jornal, não sabia que envolvia tantas etapas”, confessa Nadine, aluna do 9º ano, acrescentando que “costumo ler notícias na internet e tenho o cuidado de perceber se a informação é verdadeira”.
Na outra ponta da sala estava Mafalda, que ficou também surpreendida com o aquilo que ouviu. “Pensei que era um processo mais fácil, mas é muito complexo. Foi bom aprender mais sobre o vosso trabalho”, refere, admitindo que “não costumo ler jornais, mas às vezes o meu pai chama por mim para me mostrar alguma notícia”.
É por causa de jovens como a Nadine e a Mafalda que surgiu o projeto “O Jornal vai à Escola”, ou seja, alterar hábitos de leitura dos mais novos e chamá-los à atenção para a importância da imprensa, neste caso, regional.
“DÁ TRABALHO”
“Foi com agrado que acolhemos esta iniciativa, porque vai enriquecer os alunos”
PAULO PIMENTA
DIRETOR
A assistir esteve também Paulo Pimenta, diretor do agrupamento, que, à VTM, afirmou ter sido com “agrado que acolhemos esta iniciativa”, que “vai enriquecer os nossos alunos”.
À semelhança dos alunos, também ele não tinha noção do “trabalho que isto dá”, lamentando que “o jornal em papel esteja a ser ultrapassado pelo formato digital”.
Constituído por cerca de mil alunos, o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar abrange 11 estabelecimentos escolares, que vão desde o pré-escolar ao 12º ano (Ensino Regular e Ensino Profissional).
De referir que a visita da VTM terminou com um direto para as redes sociais do jornal, sendo que o mesmo foi filmado por um dos alunos do Agrupamento, que mostraram muito interesse na iniciativa.