Segunda-feira, 6 de Dezembro de 2021

O Voluntariado e o Escotismo

O Escotismo é um movimento de educação não formal, um complemento à família e à escola, composto por atividades atraentes e variadas, respeitando as diferentes fases de desenvolvimento de crianças e jovens.

-PUB-

Os jovens que integram o movimento escotista são desafiados a serem agentes ativos nas suas comunidades, responsáveis pelas suas escolhas, tolerantes com o próximo e respeitadores do bem comum. 

Os dirigentes dos Escoteiros de Portugal são adultos voluntários, que através da sua ação e do seu exemplo atuam como facilitadores no desenvolvimento dos mais jovens, promovendo, pela sua abertura a adultos de todas as idades, uma forma de melhorar a compreensão entre gerações.

Tudo isso está relacionado à experiência, através da socialização, do incentivo à solidariedade, da aprendizagem pela ação. No Escotismo, os jovens aprendem por si mesmos por meio da observação, da descoberta e da inovação.

Ao longo dos anos, o Movimento Escotista, independentemente da associação que o representa, formou cidadão ativos, participativos no desenvolvimento da sociedade, conscientes das suas responsabilidades, empenhados em deixar o mundo um local melhor do que aquilo que encontraram.

Os adultos voluntários atuam no processo de crescimento dos jovens como educadores, possibilitando a aprendizagem e facilitando o diálogo no processo educativo. 

O voluntariado é parte essencial do nosso movimento, além da sua importância social, proporciona bem-estar e alegria a quem o realiza, ao mesmo tempo que eleva a autoestima, melhora a ansiedade e pode até mesmo prevenir doenças, como a depressão.

Ser voluntário é gratificante e recompensador. O sentimento de pertença, de companheirismo, de solidariedade, a construção de vínculos, a valorização pessoal e o reconhecimento ao saber que fazemos a diferença na vida dos outros… eis o que o trabalho voluntário proporciona a quem o realiza! 

O momento é agora. Não espere mais. Atreve-te a ser voluntário. Atreve-te a ser Escoteiro!

Mais Lidas

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.