A convite do Comité Latino Americano dos Parlamentos Municipais, o presidente da Associação do Douro Histórico, José Marques, e o presidente da Assembleia-geral, Madeira Pinto, participaram num evento na cidade de Punta Del Este, onde estiveram representados dez países.
José Marques teve a oportunidade de dar a conhecer o projecto de cooperação transnacional do Douro Histórico, que visa a internacionalização das PMEs, e que “mereceu o maior interesse por parte das pessoas presentes”.
Este projecto destina-se ao Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. “Não fizemos apenas uma apresentação do projecto de cooperação transnacional, mas fundamentalmente damos a conhecer a nossa região, o seu potencial, e divulgamos os programas comunitários de apoio, que estão disponíveis a todos os investidores estrangeiros. Especificamente para os pequenos e médios empresários, argentinos, brasileiros, uruguaios, chilenos e outros que queiram investir no Douro, quer através de projectos próprios, quer procurando parcerias”, contou José Marques, convidado também para a mesa do próprio Comité.
Nesta operação de mar-keting, a delegação da Associação do Douro Histórico manteve ainda alguns contactos com vários produtores de vinhos do Uruguai. Um encontro que não foi por acaso, até porque, neste momento, estão a ser desenvolvidas parcerias com empresas de outros países, além do próprio Uruguai, que tem regiões muito vocacionadas para a produção vitivinícola.
Assim, a Associação do Douro Histórico assume-se como um agente mediador que poderá fomentar as parcerias e o investimento transnacional. “Mostramos disponibilidade para desenvolver projectos de cooperação entre investidores da nossa região da América do Sul, quer no domínio agrícola, turístico ou outro qualquer sector”.
Para o futuro, vai ser desenvolvido um plano com os eventuais parceiros que se mostrem interessados. A delegação contactou ainda com a Junta Departamental de Montevideu, bem como com a Associação Empresarial do Uruguai, e com o embaixador português.




