Terça-feira, 23 de Julho de 2024
No menu items!




Parque Urbano disponível com algumas valências

A cidade de Lamego tem agora um novo Parque Urbano, um espaço que privilegia a prática desportiva, o lazer e a educação ambiental.

-PUB-

O Município de Lamego acaba de abrir ao público a primeira fase do novo pulmão verde da cidade numa área ocupada anteriormente por um conjunto de terrenos abandonados e desqualificados nas margens da ribeira do Coura, unidos ao meio pela Praça Dr. Fernando Amaral.

O presidente da câmara, Francisco Lopes, revela que “queremos que seja um espaço para todos e uma nova centralidade de Lamego, em harmonia com a Mata dos Remédios situada mesmo ao lado”.

Vocacionado para o lazer e para o convívio, “está dotado de vários equipamentos que o tornam num parque de referência na região, num investimento alinhado com uma relação mais sustentável com o meio ambiente”, acrescenta o autarca.

Em comunicado, o município revela que o Parque Urbano de Lamego contempla a construção de diversas infraestruturas que visam “melhorar a qualidade de vida” dos lamecenses.

Integrada na estrutura ecológica urbana, terá pistas pedonais, bar de apoio com blocos sanitários, parque infantil, anfiteatro ao ar livre, hortas comunitárias, pump track para bicicletas, dois espaços polidesportivos, uma bancada para espetáculos e um circuito sénior com aparelhos adaptáveis à terceira idade.

Já foi aberto, entretanto, ao público um parque de estacionamento e será criado outro (num total de 109 lugares). Terá ainda instalações sanitárias e duas novas pontes pedonais que vão ligar as margens da ribeira, para além da requalificação da ponte existente.

A criação do novo Parque Urbano representa um investimento de 4,9 milhões de euros, na adjudicação inicial, executada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), cofinanciado em 85% pelo FEDER.

Foi lançada uma segunda fase da obra, orçada em cerca de 1,2 milhões de euros, para “colmatar erros, omissões e as bolsas de exclusão do projeto original”, sustenta a autarquia.

[adrotate group="24"]

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

[adrotate group="2"]

Mais lidas

[adrotate group="3"]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

[adrotate group="5"]