A autarquia explicou que o objetivo da campanha é “criar o hábito nas pessoas para caminharem sempre pela esquerda”, adiantando que se pretende, ao mesmo tempo, “acompanhar o regresso progressivo dos reguenses à normalidade das suas vidas”, na fase seguinte da pandemia.
O presidente do município, José Manuel Gonçalves, refere que se trata de um “modelo inovador e uma regra simples”, que pode ser “muito importante” na prevenção contra a Covid-19.
O autarca lembra que todos nós “deveremos continuar a cumprir com as orientações das autoridades de saúde, sobretudo, no que respeita ao distanciamento social”.
Outro dos propósitos da iniciativa passa por consciencializar a população do concelho para cumprirem esta “nova regra”, de forma a manter a segurança quando se começar a retomar a normalidade no comércio e nos serviços.
O “Passeio + Seguro” deixa orientações específicas relativamente a formas seguras de circulação para os peões, bem como aos comportamentos que deverão ser adotados no acesso a espaços comerciais e serviços.
“Tudo pela segurança de todos, na certeza de que, desta forma, o regresso será feito em segurança”, acrescenta o município, em comunicado.
A iniciativa é da responsabilidade da câmara municipal, à qual se juntam parceiros como o ACES Douro Norte, a GNR, a ACIR, o Agrupamento de Escolas João de Araújo Correia, o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Peso da Régua e o Escolhas D`Ouro E7G.