Para além de uma nova marca, a Polo tem novos embaixadores, o ator Paulo Pires, acompanhado pela sua família, que depositaram na marca “toda a confiança para, em conjunto, o ajudarmos nas escolhas para melhorar a sua visão”.
Manuel Guimarães, administrador da empresa, revela à VTM que estão a apostar num ‘rebranding” da marca, que é detida apenas por capitais portugueses. “O Paulo Pires é o novo embaixador da marca, em que renovamos o logótipo, que está mais atualizado, mostra a inovação para continuarmos a crescer e a conquistar novos mercados, tanto a nível nacional como internacional”.
Nos anos 80, a Polo atingiu o máximo de produção, com uma produção mensal de 300 mil unidades, com uma quota de exportação de 97%, sobretudo para o mercado europeu e norte-americano, tendo sido mesmo a maior produtora de lentes bifocais em vidro na Europa. Atualmente, a empresa é a única produtora da Europa deste tipo de lentes, tendo apenas concorrentes na Ásia.
Hoje, o mercado da exportação representa 54%, mas o objetivo passa por aumentar as vendas. “Somos 93 funcionários, já chegamos a ter 280. Agora, a ideia é aumentar a produção e criar mais postos de trabalho”.
O segredo para o sucesso, segundo Manuel Guimarães, “está na dedicação da equipa, na inovação, nas parcerias com a Universidade de Lisboa e com a de Trás-os-Montes e Alto Douro, em que temos nos nossos quadros mais de 20 colaboradores licenciados da UTAD”.
A Polo, juntamente com a UTAD, já registou duas patentes, publicou três artigos em revistas internacionais e apresentou sete projetos financiados com fundos europeus.
Diogo Silva, diretor comercial, explica que pretendem “consolidar ainda mais a marca no mercado português”, havendo ainda “muito para crescer nos 20 países para os quais exportamos”, numa marca que é 100% portuguesa. “Todo o ADN da equipa é português, temos uma grande história no Norte de Portugal, já que somos uma das maiores exportadoras de lentes oftálmicas do país”.
O mesmo responsável disse ainda que foi lançada uma aplicação que “vai interagir com o consumidor de uma maneira diferente e que não existe no mercado”.
Pelas ruas já é visível a campanha publicitária com a imagem do ator em vários outdoors e mupis. “É um ator com um cariz forte junto do consumidor, com um grande espetro nas redes sociais, a quem se associam a mulher e as filhas. A Polo tem soluções oftálmicas para toda a família”.