Sábado, 6 de Junho de 2026
InícioPeso da RéguaPCP defende que “é necessário passar à acção”

PCP defende que “é necessário passar à acção”

O Partido Comunista Português (PCP) sublinhou, no dia 28, na sequência de um debate sobre o Douro, que a Região “precisa da implementação da Regionalização e da criação da Região Administrativa de Trás-os-Montes e Alto Douro, com órgãos democraticamente eleitos e responsabilizados, como condição necessária ao seu progresso e desenvolvimento”. Foi exactamente essa a ideia […]

O Partido Comunista Português (PCP) sublinhou, no dia 28, na sequência de um debate sobre o Douro, que a Região “precisa da implementação da Regionalização e da criação da Região Administrativa de Trás-os-Montes e Alto Douro, com órgãos democraticamente eleitos e responsabilizados, como condição necessária ao seu progresso e desenvolvimento”.

Foi exactamente essa a ideia defendida pelo Secretário-Geral do Partido, Jerónimo de Sousa, que classificou o processo, “urgente”, de regionalização não só como “um indispensável instrumento de promoção de políticas de desenvolvimento regional, de combate às assimetrias regionais e de aprofundamento da democracia”, mas, também, como forma de “dar coerência a uma efectiva reforma da Administração do Estado e de racionalização de serviços” dando, de facto, resposta às necessidades das populações.

Jerónimo de Sousa lamentou, assim, que os sucessivos Governos Socialistas e Sociais-Democratas “adiem” o processo de regionalização, adiem uma das soluções para a resolução dos problemas do Douro.

“A questão central é como se distribui a riqueza produzida pelos trabalhadores agrícolas, pelos pequenos agricultores durienses”, considerou o Secretário-Geral do PCP, lembrando números que apontam para que “de cada 100 euros de valor acrescentado pelo trabalho dos viticultores, apenas 20 euros ficam na região”.

O líder do Partido Comunista referiu, ainda, que, na audição, ficou “patente que não faltam recursos para a promoção do desenvolvimento regional e do país. O que falta é uma política que os potencie, ao serviço do desenvolvimento de todos e com uma justa perspectiva de justiça social”.

Mário Costa, da Direcção Regional do PCP de Vila Real, referiu, mesmo, que “apesar dos muitos milhões, inscritos em vários programas destinados à região, desde o Projecto de Desenvolvimento Rural Integrado de Trás-os-Montes (PDRITM) ao PRODOURO, cuja execução, em média, não ultrapassou os 30 por cento, este continua a ser um dos territórios mais pobres do país, mostrando que medidas e programas avulsos não correspondem às necessidades da região”.

Segundo o documento que resultou do encontro organizado pelas Direcções Regionais de Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu, no âmbito da preparação da Conferência Nacional do PCP que se vai realizar, nos dias 24 e 25 de Novembro, no Seixal, os comunistas sublinham que a defesa da Região Demarcada do Douro “exige a mobilização dos agricultores, dos trabalhadores rurais e de toda a população”.

 

MM


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS