Sábado, 12 de Julho de 2025
No menu items!

PCP questiona ministro sobre falha de energia no Túnel do Marão

O Grupo Parlamentar do PCP questionou o ministro das Infraestruturas e Habitação sobre uma falha no sistema de energia elétrica de emergência do Túnel do Marão, ocorrida na manhã do passado dia 9 de outubro.

-PUB-

Na pergunta pode ler-se que, “pelas 8h00, o sistema de iluminação no interior do túnel do Marão, bem como o sistema de radiodifusão e de radiocomunicações, estiveram momentaneamente desativados”, e que se supõe o sucedido estar “relacionado com a falha do sistema de energia elétrica, dado a rede de alimentação pública naquele dia ter sido fortemente afetada pela tempestade Kirk”.

Em comunicado, o PCP refere que dado o sistema de energia elétrica do Túnel do Marão “estar dotado com ligações redundantes à rede e, em caso de falha, por grupos geradores de emergência”, depreende-se que “o sistema não entrou em funcionamento, pelo que durante tempo indeterminado a circulação no túnel decorreu sem iluminação, sinalização, videovigilância, comunicações com o exterior, bem como toda uma panóplia de equipamentos de segurança que custaram cerca de 17 milhões de euros ao erário público”.

Os deputados do PCP questionam o Governo se a Proteção Civil “foi informada pela Infraestruturas de Portugal do sucedido” e que “medidas pensa o Governo adotar para apurar o motivo da falha do sistema de segurança”.

O PCP quer ainda saber que medidas “pensa tomar o Governo para garantir a segurança do Túnel do Marão”.

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS