Inspirada no livro “Há um Cabelo na Minha Terra”, de Gary Larson, a peça de teatro “Húúúmus” promete risadas e também uma chamada de atenção para a importância de determinados seres vivos na terra.
Sérgio Agostinho, Noélia Domínguez e Patrícia Ferreira dão vida a uma família de minhocas. O cenário, com muita terra, leva-nos para o subsolo onde pai e filho brincam, enquant. o a mãe prepara o jantar.
A meio do jantar, o filho do casal encontra um cabelo no seu prato de terra. Insatisfeito, queixa-se da situação e demonstra o desagrado com a sua condição de vida, que diz ser “miserável e rasteira”.
Conscientes do seu valor para o funcionamento do ecossistema, os pais contam ao filho uma história que vai mudar a sua perceção sobre si mesmo e que mostra ao público que na natureza nem sempre tudo o que parece é, chamando à atenção para importantes questões de sustentabilidade ambiental.
“É uma fábula gráfica, eu contava esta história aos meus filhos. Aborda uma temática ambientalista, com algum humor”, refere, acrescentando que “aquilo que esperamos é que o público saia daqui transformado”.
As minhocas são “seres repugnantes” para a maioria das pessoas, mas “são extretamente essenciais para que o ecossistema funcione”. “Se não fossem as minhocas não havia húmus e se não houvesse húmus não havia plantas e por aí fora”, frisa o ator.
José Garcia é o encenador desta peça. Aos jornalistas explica que “pegar numa fábula gráfica e criar uma peça de teatro é algo complexo”, acrescentando que “desde o início que ter terra era uma opção”.
A este elemento juntam-se outros, do quotidiano, “para dar a vida aos animais, às flores e a outras personagens. A ideia é estimular a criatividade dos mais novos, que em casa vão, primeiro, dizer húmus e depois querer brincar com a tábua de engomar ou com outro objeto”.
“Além de alertar para a importância das minhocas para termos solos mais ricos, queremos estimular o músculo da criatividade”, adianta João Garcia.
Depois de O Ensaio dos Abutres – espetáculo estreado em 2020, a peça “Húúúmus!!!” tem estreia marcada para dia 21 de outubro, às 21h00, na Sala Peripécia, do Centro Cultural e Recreativo de Benagouro. A peça sobe novamente a palco nos dias 22 e 23, às 17h00. O preço dos bilhetes é de 5 euros.
Depois de Benagouro, “Húúúmus!!!” segue viagem até Bragança (dia 26), seguindo-se o Fundão, a 12 de novembro. O espetáculo vai depois para Oliveira de Azeméis (26 de novembro) e regressa a Vila Real no dia 2 dezembro, para três récitas no Teatro Municipal. O périplo termina em Tondela no dia 10 de dezembro, às 11h00.