Pelo terceiro ano consecutivo, a PORTUGALNTN, empresa de Turismo de Natureza sedeada em Mirandela, venceu o Festival Internacional de Cinema de Turismo – ART&TUR.
O ART&TUR é um dos festivais mais conceituados do CIFFT, o Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo, atraindo todos os anos as melhores produções do género que são realizadas em todo o mundo. O evento integra duas competições distintas, uma para produções portuguesas e outra internacional.
Na vertente internacional a PORTUGALNTN, uma vez mais, destacou-se, conquistando o 1° Prémio na categoria de Desporto & Lazer, , com o Filme “Feel With Us”, produzido no interior país, com imagens captadas em mais de duas dezenas de municípios de Trás-os-Montes, Douro, Alto Tâmega e Barroso.
Na competição nacional, o mesmo filme arrecadou o 2° Prémio na categoria Aventuras & Expedições.
O filme procura responder às expetativas de potenciais turistas com diferentes formas de estar e de ser, com distintas maneiras de viver. Sugere experiências territoriais que incluem atividades na natureza, mais calmas ou mais radicais, passeios, visitas ao património, interações culturais, promovendo também a gastronomia e os vinhos e as festas e tradições que caracterizam o território.
Esta nova produção foi feita, novamente, com recursos próprios. O texto e guião são da autoria de Ana Fragoso, a recolha e edição de imagem de Marco Gil.
Desta vez, a PORTUGALNTN quis acrescentar a importância de trabalhar em parceria e juntou no vídeo contributos de alguns parceiros, nomeadamente da empresa SUN Azibo Cruzeiros & Experiências e dos Zíngarus, com a responsável Ângela Costa a integrar a dupla de figurantes, e a banda de Folk Rock transmontana, que cedeu uma música original para garantir, na parte final do filme, a presença das sonoridades transmontanas, que também fazem parte da identidade regional.
“Pelo facto de ser o terceiro ano que somos distinguidos neste Festival pode parecer fácil, mas asseguro-vos que não é. O júri do ART&TUR é constituído por 44 pessoas, de 22 países, dos cinco continentes. Estamos a lidar com pessoas especialistas nesta área, mas com sensibilidades e culturas muito diferentes”, argumenta Domingos Pires, um dos responsáveis da PORTUGALNTN.
“Para além de fantásticas imagens, que o nosso território tem, neste filme mostramos experiências, já ultrapassamos a fase de ‘contar a história’ para a fase de ‘viver a história’, e não é fácil conseguir gerar esse sentimento nas pessoas, de sentirem que estão a viver a história”, acrescenta João Neves, igualmente responsável pela PORTUGALNTN.
E é precisamente para dar esse sentimento de ação que o filme tem como título “Feel With us”, pretendendo partilhar vivências que possam despertar a curiosidade e o interesse dos potenciais visitantes e turistas.
As experiências podem ser realizadas com a PORTUGALNTN, mas também com outras empresas de animação turística do território, ou até em autonomia. “Mais do que um filme de promoção da empresa e dos serviços que presta, que o é, este vídeo quer partilhar as potencialidades, a autenticidade e a identidade de toda a região”, acrescenta Domingos Pires.
“Fundamental na mensagem que queremos passar é a forma como olhamos para a região, com respeito, admiração, valorização e até de adoração, quisemos partilhar esta paixão com quem vir o vídeo promocional”, remata João Neves.
O ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo é membro do Comité Internacional de Festivais de Cinema de Turismo – CIFFT, que organiza um circuito que reúne os Melhores Festivais de Cinema de Turismo do Mundo numa competição no formato de “Championship“ou “League” para reconhecer e premiar os melhores filmes promocionais para destinos, produtos e serviços turísticos.