A visita arranca às 14h30, altura em que o Presidente da República vai inaugurar de forma oficial um mural em sua honra e que perpetua a tradição dos Caretos de Podence. Segue-se uma arruada pelas ruas da aldeia macedense, com passagem pela Taberna dos Bombeiros de Macedo de Cavaleiros, que este ano comemoram cem anos de existência.
Segue-se mais um passeio, desta feita até à Eira do Careto, onde será apresentado o projeto do Museu da Casa do Careto. “Estamos a trabalhar para perpetuar a tradição das Festividades de Inverno – Carnaval de Podence”, recorda o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues.
Recorde-se que este fim de semana arrancam as comemorações do Entrudo Chocalheiro. De 18 a 21 de fevereiro os visitantes podem reviver as festividades de inverno da região, sem nunca perder o tradicionalismo que as acompanham. Os homens da aldeia encaram a personagem de Caretos e percorrem a aldeia com chocalhos à cinta a tentar encontrar raparigas para dançar e “chocalhar”. Uma tradição secular que se perpetua e atravessa já várias gerações.
E se a animação está garantida, o estômago dos foliões também não vai ficar vazio. Isto porque a autarquia macedense realiza, em simultâneo, mais uma edição do Festival Gastronómico do Grelo, onde participam cerca de duas dezenas de restaurantes do concelho. A promoção do bem saber e do bom sabor da gastronomia transmontana estão assegurados.
A terça-feira de Carnaval é um dos momentos altos das celebrações do Entrudo mais genuíno de Portugal, momento aproveitado para exorcizar os males e atrair as bênçãos dos deuses para as colheitas agrícolas. A animação começa logo às 09h30, com passeios na Albufeira do Azibo, e o mercadinho tradicional (10h00). O auge das festividades decorre a partir das 15h30, quando os Caretos de Podence voltam a sair às ruas da aldeia, seguidos, por volta das 16h00, do Desfile das Marafonas.
Por fim, e para terminar em êxtase a experiência no Entrudo Chocalheiro, a partir das 17h30, todos os olhares se centram no Adro da Igreja de Podence, de onde irá sair a Procissão da Queima, que termina na Eira do Careto, onde, às 18 horas, ocorre a Queima do Entrudo, um careto gigante a quem é pegado fogo, enquanto os Caretos de Podence saltam e gritam à sua volta.