Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Prevenção contra o cancro vai envolver comunidade escolar

Protocolo junta os quatro agrupamentos escolares públicos de Vila Real, o município e a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte

A comunidade escolar dos quatro agrupamentos públicos de Vila Real vai estar mais atenta à prevenção do cancro, através de ações de sensibilização e formação que têm como objetivo alertar para comportamentos de risco na alimentação ou no sedentarismo.

Através de um protocolo, que junta os quatro agrupamentos públicos do concelho, o município de Vila Real e a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte, vão ser realizadas várias iniciativas junto dos alunos, desde o jardim de infância até ao 12.º ano, num total de 6.118 alunos.

“Vamos trabalhar de uma forma ainda mais articulada e assertiva no sentido da prevenção dos casos de cancro”
Helena Correia
Diretora da Escola Camilo Castelo Branco

Nas escolas secundárias de São Pedro e de Camilo Castelo Branco, e nos agrupamentos de escolas Diogo Cão e Morgado de Mateus, vão ser realizadas ações de promoção da saúde escolar, através de iniciativas de sensibilização, de formação e no âmbito da disciplina de cidadania, como explicou Helena Correia, diretora da Escola Camilo Castelo Branco. “Nós vamos trabalhar de uma forma ainda mais articulada e assertiva no sentido da prevenção dos casos à doença. Começa desde já por alertar para aquilo que são os riscos inerentes ao cancro, os diversos tipos de cancro que podem existir e também os alunos serem um agente de sensibilização em casa”, acrescentando que vão fazer ações de promoção de hábitos de vida saudável.

Alexandre Favaios, vice-presidente da câmara, frisou que o papel da autarquia “será a força motriz para operacionalizar este protocolo”, destacando o trabalho em rede que vai ser desenvolvido e o que de “muito bom já é feito” no contexto educativo pelas equipas de saúde escolar.

“O objetivo é prevenir os atos de risco que muitas vezes vamos assumindo ao nível da alimentação e sedentarismo”, afirmou, adiantando que “aquilo que estamos a fazer é a prevenção primária no sentido mais lato, ou seja, potenciar a adoção de estilos de vida saudáveis, de escolhas mais conscientes, a literacia para a saúde, para percebermos que aquilo que fazemos com o nosso corpo vai ter sempre uma fatura, seja ela boa, seja ela menos positiva, num trabalho que será transversal”.

“A prevenção é fundamental, porque é preciso dizer não aos comportamentos de risco e adotar estilos de vida saudáveis””
Vítor Veloso
Presidente do Núcleo Regional do Norte da LPCC

Vítor Veloso, presidente do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), revelou que o cancro tem “cada vez mais a ver com o estilo de vida das pessoas” e, por isso, a “prevenção primária e secundária é fundamental, porque é preciso dizer não aos comportamentos de risco e adotar estilos de vida saudáveis”, porque “tudo isso vai interferir na nossa vida mais cedo ou mais tarde”.

O mesmo responsável sublinhou que “queremos que os cancros apareçam em menor quantidade, queremos que apareçam mais tarde e queremos que eles sejam detetados precocemente. Porque sabemos que um cancro pequeno é um cancro que é curável”, alertando ainda que a tendência atual é que a prevalência dos cancros aumente.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.