Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022

Primeiro autocarro 100% elétrico em circulação em Lamego

Com tecnologia mais eficiente, o novo autocarro é menos poluente e dá um contributo significativo ao nível da sustentabilidade ambiental

-PUB-

O novo autocarro do sistema de transportes urbanos de Lamego é o primeiro do município 100% elétrico. A viatura, que já está em circulação, foi designada o “Verdinho”.

A eficiência energética e a mobilidade sustentável são preocupações do Município de Lamego, que quer apostar em modernizar e renovar a frota de autocarros com o objetivo de “disponibilizar um transporte público alternativo cada vez melhor”.

“Com tecnologia mais eficiente, o novo autocarro contribui para melhorar a qualidade de vida do concelho, porque é menos poluente e dá um contributo significativo ao nível da sustentabilidade ambiental. Este é o primeiro pequeno passo do processo de descarbonização que vamos implementar. Além disso, temos respondido às necessidades sentidas pelos munícipes, com a entrada em funcionamento de novas linhas e circuitos que permite alargar o serviço a mais passageiros”, explica o presidente da câmara, Francisco Lopes.

São seis os percursos que o novo autocarro elétrico realiza. A viatura permite o transporte adaptado destinado a pessoas com mobilidade reduzida.

As viaturas do sistema de transportes urbanos de Lamego são operadas pela empresa “Rodonorte”, desde setembro de 2021. O sistema é ainda complementado pela rede de linhas intermunicipais sob tutela da Comunidade Intermunicipal do Douro.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.