Domingo, 5 de Julho de 2026
NacionalPrimeiro-ministro apela à colaboração da população face a incêndios

Primeiro-ministro apela à colaboração da população face a incêndios

Luís Montenegro pediu hoje aos cidadãos que respeitem e colaborem com as autoridades devido ao elevado risco de incêndio no país, destacando a vigilância máxima para evitar fogos como o de Vouzela.

Luís Montenegro fez este apelo durante uma conferência de imprensa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), realizada em Carnaxide, Lisboa. A intervenção foi feita por videochamada e teve como objetivo apresentar um ponto de situação sobre os incêndios rurais e a atual situação meteorológica, marcada por uma vaga de calor.

O chefe do governo expressou agradecimento aos profissionais envolvidos nas operações de prevenção e combate aos incêndios. Ele sublinhou a importância de seguir as recomendações das autoridades para minimizar os riscos associados a esta época crítica.

Montenegro afirmou que “vamos manter naturalmente a vigilância máxima” e que é fundamental tentar prevenir ao máximo os incêndios. O primeiro-ministro destacou ainda a necessidade de garantir que, nos casos em que isso seja possível, a primeira intervenção seja eficaz para evitar que os incêndios ganhem proporções significativas, como ocorreu em Vouzela, no distrito de Viseu.


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS