Terça-feira, 19 de Outubro de 2021

Primeiro-Ministro visita amanhã a UTAD

Amanhã, dia 7 de abril, pelas 11h30, António Costa, primeiro-ministro, visita a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

-PUB-

Nesta visita serão apresentados dois importantes projetos para a Região financiados pelo Norte 2020, o UTAD FOOD ALLIANZ, projeto liderado pela UTAD, que visa o estudo da cadeia alimentar assente no conceito do campo para o prato, tendo como base a correta alimentação dos animais com vista à sua melhor saúde e bem-estar, culminando com uma alimentação saudável e de qualidade pelo consumidor de carne. O outro projeto visa a instalação de uma delegação do Instituto Fraunhoffer em Vila Real no âmbito da agricultura de precisão e da gestão da água.

Nesta visita, o primeiro-ministro irá também inaugurar as intervenções efetuadas no domínio da eficiência energética no património edificado da UTAD, financiadas pelo POSEUR e que permitiram a remoção de trinta e cinco mil metros quadrados de fibrocimento, a instalação de cerca de mil painéis fotovoltaicos e a substituição de gás natural por biomassa, assim como a substituição de sistemas de iluminação convencionais por tecnologia LED. Esta intervenção vai permitir diminuir em cerca de 70% as emissões de gases e diminuir a fatura da energia bruta para metade.

O primeiro-ministro irá ainda acompanhar a construção do eixo ciclável que liga o centro da cidade e o centro do campus, enquadrada no plano estratégico de desenvolvimento urbano  articulado com a Câmara de Vila Real. A ecovia no campus tem uma extensão de cerca de 7 km e envolve a requalificação de passeios, praças e sistema de iluminação. Esta intervenção é financiada pelo Norte 2020 em cerca de três milhões de euros e enquadra-se no PEDU da autarquia.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.