Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022

Programa “Ninguém Fica de Fora” leva cuidados de saúde à população

Unidade Móvel de Saúde também está de regresso, através de protocolos assinados com a Unidade Local de Saúde do Nordeste e a Santa Casa da Misericórdia

-PUB-

“Ninguém Fica de Fora” é um programa da autarquia de Torre de Moncorvo que pretende levar os cuidados de saúde a toda a população do concelho. Nesse sentido, a autarquia assinou protocolos com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torre de Moncorvo, com a Unidade Local de Saúde do Nordeste e Santa Casa da Misericórdia.

Como os hospitais de referência ficam situados nos grandes centros urbanos, o contrato programa com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários prevê que a autarquia financie o transporte de doentes para essas unidades hospitalares, num valor anual de cinco mil euros, que poderá ser revisto ao final de cada ano.

O presidente da Câmara de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, referiu que o objetivo é levar os cuidados de saúde a toda a população do concelho e proporcionar transporte quase gratuito aos mais necessitados, quando estes têm de se deslocar aos hospitais regionais ou centrais, que ficam longe do concelho.

O presidente da Associação Humanitária, António Salema, referiu que este é o culminar de um processo, um vez que a Associação estava a ter muitos problemas com o transporte de doentes que não estão cobertos pelo Serviço Nacional de Saúde.

Outro protocolo assinado foi com a Santa Casa da Misericórdia e a Unidade Local de Saúde do Nordeste, que voltará a colocar em funcionamento a Unidade Móvel de Saúde em Torre de Moncorvo, vocacionada para prestar alguns cuidados de saúde primários, designadamente na área da enfermagem, apoio domiciliário na área social e de cuidados personalizados, rastreios e campanhas de vacinação, disponibilizando para o efeito diferentes profissionais de saúde, nomeadamente um enfermeiro, um fisioterapeuta, um psicólogo, um dietista e um técnico de análise clínicas, que vão percorrer o concelho do nordeste transmontano dando apoio à população, sobretudo a grupos vulneráveis com dificuldade em aceder ao Centro de Saúde local.

Numa região onde cerca de 25 por cento da população tem mais de 65 anos, estes cuidados assumem uma maior relevância. “Estamos num concelho extenso em área, que está despovoado e é necessário chegar a todos os utentes que muitas vezes estão sozinhos, têm os filhos longe, e por isso é muito importantes levar estes cuidados de saúde junto destas pessoas já com alguma idade”, salientou o autarca.

O presidente do Concelho de Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, António Marçôa, referiu que este protocolo vai reforçar a equipa da Unidade de Cuidados de Continuidade que tem em ação programas de acompanhamento a alunos em idade escolar, a grávidas, a utentes com necessidade especiais e a deslocação domiciliária. Assim, “juntando os recursos próprios da Santa Casa, da autarquia e da Unidade Local de Saúde pode-se incrementar e melhorar o apoio aos utentes”.

Já o provedor da Santa Casa da Misericórdia, Fernando Gil, explicou que a Unidade Móvel de Saúde deixou de funcionar por falta de recursos e articulação, sendo que agora a “Santa Casa coloca à disposição os recursos humanos e o veículo e a autarquia uma comparticipação para colocá-la em funcionamento, a par do ‘Cento e 12 Social’ que ajuda os idosos e famílias mais vulneráveis no arranjo de pequenos problemas domésticos”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.