O município de Peso da Régua vai beneficiar de um investimento de 7,16 milhões de euros no âmbito das operações aprovadas pelo Programa Regional NORTE 2030 durante o mês de julho. O projeto de “Reconversão, reabilitação urbana e implementação de modos suaves na ligação Avenida Dr. Manuel de Arriaga–Remostias–Praça Renato Aguiar” é o de maior investimento entre as operações intermunicipais destacadas nas diferentes sub-regiões do Norte.
Do montante global, cerca de 2,59 milhões de euros correspondem a financiamento do NORTE 2030, através de fundos europeus.
A intervenção integra os Investimentos Territoriais Integrados (ITI), uma das principais vertentes das aprovações realizadas em julho, que procuram responder às prioridades definidas à escala sub-regional, nomeadamente através da qualificação dos territórios, valorização do espaço público e melhoria da mobilidade e das acessibilidades.
No Alto Tâmega e Barroso, destaca-se a requalificação do Polidesportivo de Santa Cruz Trindade, em Chaves, com um investimento de 430 mil euros, dos quais 255 mil euros são financiados pelo NORTE 2030.
Em Terras de Trás-os-Montes, foi aprovada a beneficiação e ampliação do campo desportivo do Centro de Educação Especial e dos respetivos balneários, em Bragança, num investimento de cerca de 434 mil euros, com 255 mil euros de financiamento comunitário.
No total, o NORTE 2030 aprovou, durante o mês de julho, 65 operações, correspondentes a um investimento global de 52,1 milhões de euros, dos quais 25,7 milhões de euros são financiados por fundos europeus. As operações envolvem 56 entidades beneficiárias e abrangem áreas como a requalificação urbana, mobilidade sustentável, eficiência energética, gestão da água e dos resíduos, turismo, qualificação e emprego.
As 56 operações integradas nos Investimentos Territoriais Integrados representam cerca de 45 milhões de euros de investimento, com 20,7 milhões de euros de financiamento do NORTE 2030.
A refuncionalização de equipamentos coletivos e qualificação de espaços públicos surge como uma das áreas com maior volume de investimento, com cinco operações que totalizam 14,7 milhões de euros, seguindo-se a reabilitação e regeneração urbanas, com sete operações e 13,4 milhões de euros, e a mobilidade sustentável, com duas operações e 3,2 milhões de euros.
Em comunicado, o presidente da Comissão Diretiva do NORTE 2030, Álvaro Santos, considera que os resultados de julho demonstram “a aceleração da contratualização e a transição efetiva dos projetos para a fase de execução”, destacando igualmente o papel das Comunidades Intermunicipais na definição de investimentos ajustados às necessidades dos territórios.
O NORTE 2030 é o Programa Regional do Norte para o período 2021-2027 e mobiliza 3,4 mil milhões de euros de fundos europeus, através do FEDER, do FSE+ e do Fundo para uma Transição Justa.


