Em comunicado, o PSD de Vila Real refere que o regresso da ligação aérea esta sexta-feira só foi possível devido à intervenção do Governo de Luís Montenegro. “Graças à intervenção do Governo da Aliança Democrática (AD), a transportadora Sevenair pode finalmente retomar este serviço essencial para a coesão territorial e a mobilidade dos cidadãos. Hoje, dia 21 de março, os aviões voltam a levantar voo, um feito que só foi possível devido às medidas rápidas e eficazes do atual governo”.
Na mesmo nota, o PSD frisou que, durante anos, esta ligação “foi alvo de uma gestão irresponsável, culminando numa dívida acumulada de 2,64 milhões de euros, que colocou em risco a continuidade do serviço”.
Essa situação foi “ignorada pelo governo socialista, que preferiu adiar soluções em vez de garantir a estabilidade deste meio de transporte fundamental para o interior do país”, acrescenta o PSD local, adiantando que “pior ainda, a cumplicidade do ainda presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, com esta inação é evidente: durante anos, manteve-se em silêncio, sem nunca exigir soluções, e agora, à beira da sua saída, tenta a todo custo criar um palco político para si próprio”.
No comunicado, o PSD sustenta ainda que o Governo da AD “tomou medidas concretas” para resolver esta situação. “No passado dia 13 de março, foi aprovada em Conselho de Ministros uma resolução que permitiu o pagamento de mais de 660 mil euros à Sevenair”. No total, já foram regularizados 2,64 milhões de euros, incluindo os valores em atraso da concessão anterior e os adiantamentos necessários para a continuidade do serviço”. Além disso, “foi garantida a extensão da concessão por mais quatro anos, proporcionando maior segurança e previsibilidade a todos os utilizadores”.
OUTRAS CRÍTICAS
Também o vereador do PSD na Câmara de Vila Real, com mandato suspenso, Nataniel Araújo, criticou o presidente da Câmara de Vila Real sobre a sua “súbita preocupação” com a ligação aérea.
Em comunicado, o social-democrata questiona onde esteve o presidente da Câmara de Vila Real nos últimos oito anos, quando os governos do PS deixaram acumular uma dívida de milhões de euros à transportadora, colocando em causa a continuidade do serviço?”
Durante esse tempo, o silêncio “foi absoluto. Agora, quando o PSD, em poucos meses, está a resolver o problema, Rui Santos descobre subitamente uma preocupação que nunca teve”, sublinha Nataniel Araújo, lembrando que o Governo da AD que “conseguiu pôr os aviões no ar novamente, enquanto o PS empurrou o problema com a barriga até ao limite. A dívida que o PS deixou à Sevenair está finalmente a ser tratada com responsabilidade”.