Desde idosos, estudantes, professores auxiliares, familiares e elementos da comunidade. A atividade “Marcha pelo Coração” é promovida pelo projeto “Afetos”, desenvolvido pelo município, e teve lugar na sexta-feira (24 de maio).
A caminhada visa sensibilizar para um estilo de vida mais saudável, para um envelhecimento ativo e promover a intergeracionalidade. As crianças e os mais velhos levavam balões ou corações vermelhos, acompanhados por música ao longo do trajeto de 1,5 quilómetros. À passagem pelos Paços do Concelho, os participantes do projeto “Afectos” animaram todos com um pequeno “flash mob”.
A iniciativa, que foi criada em 2008 para assinalar o “Mês do Coração”, não se realizava desde 2019, primeiro devido à pandemia e também a questões meteorológicas. A marcha contou com o apoio da GNR de Valpaços e a participação do Grupo de Bombos da APPACDM de Valpaços – Escarafunxar, alunos do Centro Escolar de Valpaços, alunos e utentes da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, da Casa do Povo de Vilarandelo, da Associação de Solidariedade Social São Pedro de Sanfins, utentes da APPACDM, Centro de Saúde e comunidade em geral.