Rafael Lobato esteve ao volante do Caterham 420R com o número 4, preparado e assistido pela Speedy Motorsport e ambos tinham como objectivo vencer e aproximarem-se ainda mais da liderança da competição
Na sexta-feira disputou várias sessões de Treinos Privados, a que se seguiu a Qualificação para determinar a grelha de partida para a primeira corrida de sábado.
Sem conseguir realizar uma volta perfeita, não conseguiu melhor que o segundo tempo, numa sessão em que o equilíbrio foi notório, com 10 pilotos a ficarem no mesmo segundo.
Com as três corridas a disputarem-se no sábado, adivinhava-se uma jornada bastante dura e em que o mais pequeno deslize teria consequências marcadas no resultado.
Na Corrida 1, largando da segunda posição, manteve-se no grupo da frente durante toda a corrida. As trocas de posição entre estes 9 pilotos eram constantes durante cada volta que compôs a prova de 20 minutos. O resultado foi sempre uma incógnita, mas Rafael Lobato viu a bandeira de xadrez em primeiro lugar, vencendo por uma margem de apenas 0,02s!
Com a inversão da grelha da Corrida 2 para os primeiros classificados da corrida anterior, Lobato arrancava da quinta linha. Com um excelente arranque, era já terceiro no final da primeira volta. Esta corrida voltou a ser uma repetição das lutas anteriores entre o numeroso grupo que liderava, permitindo que um adversário ganhasse alguma vantagem a meio da prova. Sem nunca desistir, Lobato liderou o grupo perseguidor e ainda tentou a ultrapassagem ao líder na última volta. Não conseguiu e teve de contentar-se com a segunda posição final.
A Corrida 3 voltou a iniciar-se com Lobato na quinta linha da Grelha de Partida. Novamente se formou um grupo de 6 pilotos com pretensões à vitória, que lutaram aguerridamente durante toda a prova. Fruto destas lutas constantes, um dos adversários conseguiu uma margem confortável de avanço a meio da corrida. Rafael Lobato ainda conseguiu reduzir consideravelmente este atraso até final, mas depois teve de se preocupar com a defesa do precioso segundo lugar, desenvencilhando-se dos seus adversários a apenas duas curvas do final.
Rafael Lobato: “No Estoril obtivemos quase o resultado perfeito, com uma vitória e dois segundos lugares! A Speedy deu-me um carro extremamente competitivo e a equipa está de parabéns, pois as vitórias nas outras duas corridas foram para os meus colegas de equipa. Depois dos contratempos de Jarama, a equipa precisava deste resultado para manter em aberto as contas do hexacampeonato. Em Setembro vamos até Valência para a última jornada da competição, esperando levar de vencida todas as corridas e assim alcançar o título, mesmo sabendo que não dependemos apenas de nós para o conseguir. Não esperamos facilidades numa pista que é totalmente desconhecida para mim e em luta com adversários muito experientes e competitivos, mas foram estes os desafios que me foram apresentados para esta época e espero poder agradecer da melhor forma toda a confiança depositada em mim pela equipa, patrocinadores e toda a legião de fãs.”
O derradeiro evento da Caterham Motorsport Iberia disputa-se de 25 a 28 de Setembro no Circuito Ricardo Tormo, situado nos arredores da cidade espanhola de Valência.