Segunda-feira, 23 de Maio de 2022

Ribeira de Pena promove fim de semana dos “milhos” com muitas novidades 

De 4 a 6 de março, realiza-se o “Fim de Semana Gastronómico dos Milhos” em Ribeira de Pena, após um ano de interregno por causa da pandemia de Covid-19.

Numa parceria entre município e o Turismo do Porto e Norte de Portugal, os principais objetivos passam por “dar a conhecer esta iguaria que é considerada a mais tradicional do concelho”, assim como “potenciar o território assim como valorizar a cozinha regional e os seus sabores ancestrais como meio de atração turística”.

O presidente da Câmara de Ribeira de Pena, João Noronha, refere que se pretende dar a conhecer esta iguaria que é considerada a mais tradicional do município, potenciar o território, valorizar a cozinha regional e transformar os seus sabores ancestrais numa atração turística.

Reza a história que a abundância de milho por todo o território, levou à utilização deste cereal na gastronomia regional. Os milhos representam o ex-libris gastronómico do concelho e podem ser “esfuçados”, quando elaborados com carne de porco, “escornados”, se levarem carne de vaca, ou mesmo “esgravatados”, se acompanhados com carne de galinha. Caso incluam na receita as três carnes, chamam-se Milhos “ricos”. Não esquecendo o cabrito assado, as couves com feijões e a saborosa carne maronesa que merecem o devido destaque, assim como as sobremesas nas quais não podia faltar a reconfortante chila no forno.

Para apreciar e degustar os famosos Milhos, os visitantes poderão dirigir-se aos seis restaurantes aderentes a esta iniciativa: Biclaque (Pena Park Hotel), Cantinho do Churrasco, Central, Pena Aventura, São Pedro e Tasca do Xico, abrangendo todas as refeições compreendidas entre o jantar de sexta-feira e o almoço de domingo. Além disso, os restaurantes “vão presentear, aos clientes que optam pelos Milhos, um copo de vinho da região como jeito de boas vindas”, explica a autarquia em comunicado.

Os alojamentos turísticos que “irão efetuar 10% de desconto nas duas noites (sexta e sábado) a quem visitar o concelho no fim de semana, nos preços alocados pelos próprios empreendimentos. São sete os empreendimentos turísticos aderentes: Pena Aventura, Pena Park Hotel, Hotel de Cerva, Casa do Tapadinho, Casa dos Codessos, Casas do Caminho Velho, Casa Campelos.

Poderá também usufruir de um desconto de 10% sobre o preço de tabela, mediante apresentação de comprovativo de fatura dos restaurantes aderentes, em todas as atividades do Pena Aventura Park.

 

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.