Era, desde abril, candidato à presidência da Federação Distrital do PS. Agora, quatro meses depois, e após ser anunciada a candidatura de Rui Santos ao mesmo cargo, Ricardo Almeida desistiu da corrida.
Nas suas redes sociais, lembra que “apresentei-me com um desígnio de juntar e unir os militantes do distrito de Vila Real, por um projeto de renovação e transformação política do partido”. Contudo, “o espaço político que julguei disponível não se verificou e, desta forma, também a minha capacidade de cumprir os objetivos desta candidatura”.
“Assim, como acredito que nunca seria desejável existirem duas candidaturas oriundas da concelhia de Vila Real, a candidatura do camarada Rui Santos, atual presidente do município, poderá representar as pretensões dos militantes do nosso partido”, afirma, acrescentando que “a humildade que me levou a iniciar este processo é a mesma que me permite informar-vos de que afastar-me-ei da corrida para a Federação Distrital do Partido Socialista de Vila Real”.
As eleições decorrem no final do mês de setembro.